Exportar registro bibliográfico

Avaliação de distorções da rede altimétrica fundamental no Sul/Sudeste do Brasil usando o geóide e GPS (2006)

  • Authors:
  • Autor USP: SOUZA, DEBORAH VALANDRO DE - IAG
  • Unidade: IAG
  • Sigla do Departamento: AGG
  • Subjects: SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL; GRAVIMETRIA
  • Language: Português
  • Abstract: A grande extensão do Brasil e o número reduzido de marégrafos condicionaram a implantação da Rede Altimétrica Fundamental do Brasil (RAFB) por meio de linhas, que ultrapassam alguns milhares de quilômetros. Mesmo seguindo os padrões de controle recomendados para redes altimétricas de referência, os erros sistemáticos, grosseiros e aliatórios são inevitáveis. Esses erros geram distorções e, consequentemente, deterioram a precisão da rede altimétrica. Devido ao elevado padrão atribuído à RAFB em termos de metodologia e exatidão, é necessário avaliar eventuais distorções para garantir alta precisão e acurácia em toda sua extensão. Atualmente, o posicionamento por GPS, combinado com um modelo geoidal de alta precisão em algumas regiões brasileiras, permite detectar eventuais distorsões da RAFB no Sul/Sudeste do Brasil, comparando as altitudes determinadas pelo GPS/nivelamento com altitudes de referência. Pela metodologia usada, os dados disponíveis inicialmente foram avaliados por meio da análise estatística, para detectar e eliminar erros grosseiros. Em seguida, o modelo geoidal gravimétrico foi ajustado ao do sistema altimétrico pela modelagem da componente sistemática, por meio dos modelos paramétricos simplificados e gerais. O cálculo da altitude ortométrica no modo relativo, a partir de estações da RGSB, depuradas de erros grosseiros, e do modelo geoidal gravimétrico, possibilitou a identificação de distorções locais e regionais. Com isso, foi realizada aanálise estatística da componente sistemática do geóide, em conjunto de 236 estações da RGSB, e constatou-se a existência de uma média não nula, indicando incompatibilidade entre Ngps e Ng na região de estudo, às vezes relacionada a erros grosseiros e sistemáticos existentes nas RNs, que causam distorções na rede. Isso foi constatado com 20 RNs contendo erros grosseiros. O geóide gravimétrico foi compatibilizado ao sistema altimétrico local através ) do modelo matemático de correção de 7 parâmetros, para aplicar a metodologia e identificar as RNs contendo distorções. Com isso, mais 4 RNs foram identificadas com distorções. A utilização adequada dessa metodologia requer uma rede GPS de referência densa, que forneça estações com coordenadas geodésicas e altitudes ortométricas, além de um geóide gravimétrico compatível com o sistema altimétrico de referência.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.05.2006

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOUZA, Deborah Valandro de. Avaliação de distorções da rede altimétrica fundamental no Sul/Sudeste do Brasil usando o geóide e GPS. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Souza, D. V. de. (2006). Avaliação de distorções da rede altimétrica fundamental no Sul/Sudeste do Brasil usando o geóide e GPS (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Souza DV de. Avaliação de distorções da rede altimétrica fundamental no Sul/Sudeste do Brasil usando o geóide e GPS. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Souza DV de. Avaliação de distorções da rede altimétrica fundamental no Sul/Sudeste do Brasil usando o geóide e GPS. 2006 ;[citado 2024 set. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024