Exportar registro bibliográfico

A transição do ensino da arquitetura Beaux-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie - 1947-1965 (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: BREIA, MARIA TERESA DE STOCKLER E - FAU
  • Unidade: FAU
  • Sigla do Departamento: AUH
  • Assuntos: ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO); ARQUITETURA MODERNA
  • Idioma: Português
  • Resumo: A pesquisa tem como objetivo estudar a transição do ensino da arquitetura Beaux-Arts para o ensino da Arquitetura Moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie, entre 1947 e 1965. A Faculdade de Arquitetura Mackenzie teve origem em 1917 com a criação do curso de Arquitetura na Escola de Engenharia do Mackenzie College, por proposta de Christiano Stockler das Neves, arquiteto formado em 1911 pela Universidade da Pennsylvania, cuja Faculdade de Arquitetura tinha como modelo a École des Beaux-Arts de Paris. Um professor muito influente no curso era Paul Crét, antigo aluno da École que influenciou profundamente o jovem Christiano. Outra característica marcante do curso da Pennsylvania era o ensino e valorização dos avanços técnicos na construção. O curso proposto por Christiano das Neves ao Mackenzie apresentava também estas duas características básicas - a valorização da estética clássica, da qual era um defensor apaixonado e veemente, aliada à tecnologia na construção. Formaram-se, de 1917 a 1946, oitenta e sete engenheiros-arquitetos. A iniciativa de tornar o curso de Arquitetura uma Faculdade veio mais uma vez pelas mãos do professor Christiano, que foi seu diretor até 1956, quando se aposentou. A Arquitetura Moderna firmava-se cada vez mais fortemente no mundo e no Brasil, que já chamava a atenção para a qualidade da Arquitetura que era produzida aqui, em especial, com a construção de Brasília. Os alunos do curso do Mackenzie há muito ansiavam poraprender a respeito e poder projetar obras da Nova Arquitetura. Esse anseio foi barrado, tanto quanto possível, pelo primeiro Diretor do curso, mas sua aposentadoria não foi a única causa da transição para o ensino desta Nova Arquitetura no Mackenzie. Outros fatores a ela se somaram, de diversas origens e sob diversos formatos. O escopo do trabalho foi justamente determinar quais foram estes fatores e como se manifestaram até que a Arquitetura Moderna passasse ) a ser aquela ensinada na Universidade Mackenzie, o que já ocorria em 1965, data-limite da pesquisa. Para efetuar a busca de como ocorreu a transição entre os dois paradigmas de ensino na Faculdade de Arquitetura Mackenzie, foi encontrada e analisada uma série de documentos primários, que foram a principal fonte de informações, complementadas por meio de depoimentos exemplificativos de antigos alunos da Escola
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 29.03.2006

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BREIA, Maria Teresa de Stockler e. A transição do ensino da arquitetura Beaux-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie - 1947-1965. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 14 maio 2024.
    • APA

      Breia, M. T. de S. e. (2006). A transição do ensino da arquitetura Beaux-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie - 1947-1965 (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Breia MT de S e. A transição do ensino da arquitetura Beaux-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie - 1947-1965. 2006 ;[citado 2024 maio 14 ]
    • Vancouver

      Breia MT de S e. A transição do ensino da arquitetura Beaux-Arts para o ensino da arquitetura moderna na Faculdade de Arquitetura Mackenzie - 1947-1965. 2006 ;[citado 2024 maio 14 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024