Do pátio à sala de aula: possibilidades de discussão da telenovela no processo educativo (2005)
- Autores:
- Autor USP: MOGADOURO, CLAUDIA DE ALMEIDA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Assuntos: TELENOVELA; EDUCAÇÃO; RECEPÇÃO; MULHERES; JOVENS
- Idioma: Português
- Resumo: O estudo examina aspectos da recepção de telenovela em grupos de jovens, com atenção especial a alguns traços das mediações que se estabelecem nessas relações de recepção. Para o estudo, organizaram-se grupos de discussão com estudantes de uma escola pública, em São Paulo, SP, sobre a telenovela Mulheres Apaixonadas, durante o ano de 2003. O estudo visou a comprovar as possibilidades de a telenovela ser aproveitada como experiência cultural no processo educativo. Considerando que a sociedade contemporânea vive um momento de des-centramento cultural, discute-se o papel que o sistema educacional pode desempenhar na sociedade atual, para a produção do conhecimento não apenas com a cultura formal, mas também na reelaboração das informações adquiridas no cotidiano, a partir dos meios de comunicação.
- Imprenta:
- Data da defesa: 21.10.2005
-
ABNT
MOGADOURO, Cláudia de Almeida. Do pátio à sala de aula: possibilidades de discussão da telenovela no processo educativo. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Mogadouro, C. de A. (2005). Do pátio à sala de aula: possibilidades de discussão da telenovela no processo educativo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Mogadouro C de A. Do pátio à sala de aula: possibilidades de discussão da telenovela no processo educativo. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ] -
Vancouver
Mogadouro C de A. Do pátio à sala de aula: possibilidades de discussão da telenovela no processo educativo. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas