Exportar registro bibliográfico

O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: SANTOS, GELSON RIBEIRO DOS - IQSC
  • Unidade: IQSC
  • Assuntos: ARTIGO CIENTÍFICO; ENSINO SUPERIOR; QUÍMICA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Artigos científicos constituem-se em uma rica fonte de material para trabalho no ensino superior. Atividades cuidadosamente planejadas com base em informações nele contidas oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de habilidades necessárias à carreira profissional, assim como o aperfeiçoamento do conhecimento em química. Este trabalho descreve uma proposta de ensino aplicada no primeiro ano de um curso de graduação em química. A atividade, baseada na utilização de artigos científicos, proporcionou aos estudantes o contato com a literatura primária da área de química tendo como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação deste tipo de texto. Artigos científicos extraídos das revistas Química Nova e Eclética Química foram selecionados. Foram oferecidas aos estudantes orientações para a leitura e discussão dos artigos científicos e, em seguida, foi solicitada a produção de um texto (gênero livre) sobre o conteúdo do mesmo, que deveria ser direcionado a um leitor com as características de um calouro do curso de química. Os textos produzidos pelos estudantes foram analisados segundo a Análise de Discurso, linha francesa, como vem sendo divulgada por Eni Orlandi. Verificou-se que a estratégia adotada permitiu que a maioria dos estudantes manifestasse o seu entendimento sobre o conteúdo do artigo científico, apresentando em seu texto elementos com uma abordagem própria e desvinculada da forma e organização do artigo original
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.03.2006
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SANTOS, Gelson Ribeiro dos. O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-11042007-115649/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Santos, G. R. dos. (2006). O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-11042007-115649/
    • NLM

      Santos GR dos. O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-11042007-115649/
    • Vancouver

      Santos GR dos. O artigo científico no ensino superior de química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-11042007-115649/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024