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Desempenho de ratos nas tarefas de medo condicionado e de contraste antecipatório de incentivo: efeitos de lesões seletivas do núcleo basal da amígdala (2006)

  • Autores:
  • Autor USP: ONISHI, BARBARA KAZUE AMARAL - IB
  • Unidade: IB
  • Sigla do Departamento: BIF
  • Assuntos: AMÍGDALA DO CEREBELO; CONDICIONAMENTO; MEDO; APRENDIZAGEM; EMOÇÕES
  • Idioma: Português
  • Resumo: As mais influentes teorias sobre a função do complexo basolateral da amígdala (BLA) sugerem seu envolvimento no aprendizado de associações estímulo-reforço; nesse processo, o BLA seria requerido para que as representações sensoriais de estímulos sejam associadas às propriedades afetivas e motivacionais de eventos biologicamente significativos. Dados hodológicos e neurofisiológicos sugerem que diferentes representações sensoriais de estímulos são processadas paralelamente no BLA, sendo o núcleo basal (BL) importante na codificação polimodal e o núcleo lateral (LA) na codificação unimodal; processos associativos envolvendo representações unimodais ou polimodais poderiam ocorrer paralelamente nesses núcleos amigdalares. Nesse contexto, hipotetizou-se que o BL seria importante para os processos subjacentes ao condicionamento clássico aversivo a um contexto, mas não a um som, já que o primeiro envolveria representações contextuais de múltiplas associações e o segundo a representação de um estímulo discreto. Para testar essa hipótese, ratos com danos seletivos do BL, pela administração múltipla e tópica de ácido ibotênico, foram submetidos a uma tarefa de condicionamento clássico aversivo que incluiu um componente contextual e um componente sonoro, concomitantemente; posteriormente, os animais foram testados nas situações contextual e sonora, separadamente. Em relação aos animais controle-operados, os animais com danos seletivos no BL exibiram prejuízo de desempenho no testede medo condicionado ao contexto, mas não ao som. A aprendizagem de associações do tipo estímulo-reforço seria também requerida para o desempenho de uma tarefa de contraste antecipatório de incentivo. Nesta tarefa, animais expostos diariamente à solução de sacarina 0,15% seguida de uma solução preferida de sacarose 32% reduzem o consumo da primeira solução em comparação com animais controles, que recebem sacarina 0,15% seguida de sacarina 0,15%. ) Acredita-se que essa redução relativa do consumo da primeira solução (i.e., o efeito de contraste antecipatório de incentivo) dependa do acesso à representação do valor de incentivo da solução pendente que é preferida. Isto é, diante da apresentação da primeira solução, juntamente com os estímulos discriminativos a ela associados, os animais comparariam seu valor de incentivo com o da segunda solução, suprimindo o consumo da primeira. Do ponto de vista dos processos neurais subjacentes, depreende-se que se os estímulos discriminativos envolverem uma representação configuracional o aparecimento do efeito de contraste antecipatório de incentivo dependerá da integridade do BL; por outro lado, se esses estímulos envolverem uma representação elemental, o efeito de contraste independerá da integridade do BL. Observamos, porém, que ratos com danos seletivos do BL não exibem qualquer alteração do efeito de contraste antecipatório de incentivo, independentemente das situações discriminativas (elemental ouconfiguracional) impostas. Observamos ainda que a desvalorização da solução preferida (sacarose 32%), pelo seu pareamento com LiCl, não altera o efeito de contraste antecipatório de incentivo nos ratos com danos no BL e nem mesmo nos animais controle-operados. Esses resultados sugerem, diferentemente do inicialmente proposto, que o aprendizado de associações estímulo-reforço não é crucial para o aparecimento do efeito de contraste antecipatório de incentivo. No conjunto, esses resultados apoiam a noção de que o BL está envolvido no estabelecimento de associações de estímulos aversivos com o contexto de sua apresentação, mas não com um estímulo auditivo discreto. Além disso, os dados permitem questionar o envolvimento de aprendizagem de associações estímulo-reforço no efeito de contraste antecipatório de incentivo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.02.2006

  • Como citar
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    • ABNT

      ONISHI, Barbara Kazue Amaral. Desempenho de ratos nas tarefas de medo condicionado e de contraste antecipatório de incentivo: efeitos de lesões seletivas do núcleo basal da amígdala. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Onishi, B. K. A. (2006). Desempenho de ratos nas tarefas de medo condicionado e de contraste antecipatório de incentivo: efeitos de lesões seletivas do núcleo basal da amígdala (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Onishi BKA. Desempenho de ratos nas tarefas de medo condicionado e de contraste antecipatório de incentivo: efeitos de lesões seletivas do núcleo basal da amígdala. 2006 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Onishi BKA. Desempenho de ratos nas tarefas de medo condicionado e de contraste antecipatório de incentivo: efeitos de lesões seletivas do núcleo basal da amígdala. 2006 ;[citado 2024 abr. 19 ]

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