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Uma contribuição ao conceito de custo para servir: estudo de caso de uma indústria de alimentos (2006)

  • Authors:
  • Autor USP: MERSCHMANN, ELVIRA VASQUEZ VILLAMOR - FEA
  • Unidade: FEA
  • Sigla do Departamento: EAC
  • Subjects: CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES; CONTABILIDADE GERENCIAL; SERVIÇO AO CLIENTE; GESTÃO BASEADA EM ATIVIDADES
  • Language: Português
  • Abstract: Gestão de custos é uma preocupação crescente nas empresas, impulsionada num contexto de recursos escassos e concorrência cada vez mais acirrada. O aumento verificado na complexidade dos mercados e, como um reflexo, no incremento de linhas de produtos e serviços oferecidos pelas empresas aos seus clientes, tornou a mensuração dos custos um grande desafio. A tarefa de determinar desde uma política comercial por segmento até a definição do preço de venda depende fundamentalmente da correta mensuração dos custos sob diversas perspectivas, especialmente por cliente. Neste contexto, a suposição básica do estudo é de que o custo para servir pode colaborar com informações que permitem obter uma melhor avaliação do desempenho de seus clientes. A metodologia adotada no presente trabalho é de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e com a elaboração de um estudo de caso de uma indústria de alimentos. O principal objetivo da pesquisa de verificar se o uso do conceito de custo para servir melhoraria a informação para o gerenciamento dos clientes foi atingido ao se obter dados mais específicos e detalhados dos mesmos, permitindo identificar as discrepâncias em sua rentabilidade. Os objetivos secundários de fornecer uma abordagem conceitual e de apontar as etapas e informações necessárias para a mensuração do custo para servir foram alcançados através da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Como método de mensuração do custo dos processos relativos ao atendimento aosclientes, encontrou-se o ABC como a única forma de estabelecer a correta medida. O estudo de caso revelou um comportamento da dispersão da lucratividade dos clientes da empresa semelhante a teoria pesquisada, reforçando-a de forma ilustrativa e operacional. Os resultados encontrados na margem de servir, onde 52% dos clientes apresentaram margem negativa são considerados reveladores, e evidenciam que, numa empresa com diversidade de produtos e ) serviços, a informação do custo para servir pode ser vital para estabelecer a alocação de recursos aos clientes através de uma política comercial. Por tratar-se de estudo de caso único com suas especificidades, há ressalvas quanto à possibilidade de generalizações. Algumas limitações encontradas para a obtenção de informações para a pesquisa, como insolvência de clientes ou níveis de estoque por unidade de produto, servem de recomendação para aprimoramento em futuros estudos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.04.2006
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      MERSCHMANN, Elvira Vazquez Villamor. Uma contribuição ao conceito de custo para servir: estudo de caso de uma indústria de alimentos. 2006. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-06102006-111155/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Merschmann, E. V. V. (2006). Uma contribuição ao conceito de custo para servir: estudo de caso de uma indústria de alimentos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-06102006-111155/
    • NLM

      Merschmann EVV. Uma contribuição ao conceito de custo para servir: estudo de caso de uma indústria de alimentos [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-06102006-111155/
    • Vancouver

      Merschmann EVV. Uma contribuição ao conceito de custo para servir: estudo de caso de uma indústria de alimentos [Internet]. 2006 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-06102006-111155/

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