Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres (2006)
- Authors:
- Autor USP: BERGMANN, HELENICE MARIA BARCELLOS - FE
- Unidade: FE
- Subjects: TECNOLOGIA EDUCACIONAL; INTERNET (EDUCAÇÃO); TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO (EDUCAÇÃO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; INCLUSÃO SOCIAL (EDUCAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: Essa pesquisa objetiva descrever e analisar os cursos de formação para professores, que atuavam como mediadores nos laboratórios de informática das escolas públicas estaduais do Estado Espírito Santo e que integram o Programa de Informática Educativa - PROINFO e o Programa GESAC - Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão. Procura cartografar alguns espaços de inclusão digital, centralizando a análise na implementação e nos princípios orientadores do Programa GESAC e nos cursos de capacitação para os administradores estaduais e regionais dos pontos de presença. Procura identificar o perfil, a atuação e os sentidos que os professores mediadores atribuem ao uso das tecnologias da comunicação e informação na escola e analisar as interações ocorridas no ambiente virtual de capacitação do GESAC, bem como mapear as concepções de sociedade da informação e inclusão digital presentes na comunidade escolar, especialmente entre os professores mediadores, responsáveis pelos laboratórios de informática de duas escolas da rede pública) de ensino, beneficiadas pelos programas citados. Partindo do enfoque do conhecimento como uma teia emaranhada de nexos e nodos que se entrelaçam, apontando caminhos ora bifurcados ora congruentes, buscamos nos discursos dos professores, em suas experiências de vida e em seus saberes teóricos e práticos, compreender a subjetividade que envolve o entrelaçamento das tecnologias da informação e comunicação com aeducação. Compreendendo a subjetividade como um processo provisório, que inclui rupturas, pertubação, desordem e o conhecimento como um processo mutável, multifacetado e complexo, desafiando-nos a analisar a relação entre inclusão sóciodigital e educação como uma rede sujeita a fluxos, refluxos e devires, no intuito de captar os fios que modificam e atravessam essa rede. Fios como poder, saber, técnica, espaço, tempo, individualidade, coletividade, subjetividade, virtualidade, inclusão, exclusão, analógico, digital, real, virtual, estiveram presente na tessitura de sentidos pressentidos, percebidos, refletidos, construídos, descontruídos, ) analisados e vividos ao longo da interação entre os profissionais da escola, as pessoas da comunidade, os alunos e os teóricos que contribuíram para que a urdidura da rede pudesse formar um tecido construído coletivamente. A inclusão digital insere-se em um amplo contexto social, econômico, político, cultural e tecnológico da chamada sociedade da informação, envolvendo sinergia entre instituições públicas, privadas, terceiro setor e academia, com vistas a expandir a cultura digital com todo o potencial que possui para expandir o humano, ampliando conceitos, transformando e socializando conhecimentos, com vistas ao alcance de uma sociedade mais solidária e democrática
- Imprenta:
- Data da defesa: 15.03.2006
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ABNT
BERGMANN, Helenice Maria Barcellos. Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres. 2006. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Bergmann, H. M. B. (2006). Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Bergmann HMB. Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Bergmann HMB. Escola e inclusão digital: desafios na formação de redes de saberes e fazeres. 2006 ;[citado 2024 abr. 23 ]
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