Pedagogia das competências: um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem - uma revisão da literatura (2006)
- Authors:
- Autor USP: BARROS, SONIA - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0103-21002006000100015
- Subjects: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; ENSINO SUPERIOR; ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: Em tempos de mudanças profundas no campo da educação, a proposta deste estudo é levar o docente em enfermagem refletir sobre sua prática ao abordar uma das atuais correntes pedagógias embasadas no construtivismo: a pedagogia das competências. Assim, foi realizado um estudo bibliográfico utilizando os referenciais de estudiosos contemporâneos que defendem a constituição de competências para ensinar, conforme foram discutidos pelos educadores no "3º Seminário Internacional de Educação". Descreve as mudanças de paradigmas entre a educação tradicional e a sua superação, define e levanta as competências para ensinar e refere-se a respeito das propostas de se trabalhar por projetos para a constituição de competências
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Acta Paulista de Enfermagem
- ISSN: 0103-2100
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 1, p. 92-9, jan./mar. 2006
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
LUCCHESE, Roselma e BARROS, Sônia. Pedagogia das competências: um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem - uma revisão da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 19, n. ja/mar. 2006, p. 92-9, 2006Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-21002006000100015. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Lucchese, R., & Barros, S. (2006). Pedagogia das competências: um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem - uma revisão da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, 19( ja/mar. 2006), 92-9. doi:10.1590/s0103-21002006000100015 -
NLM
Lucchese R, Barros S. Pedagogia das competências: um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem - uma revisão da literatura [Internet]. Acta Paulista de Enfermagem. 2006 ; 19( ja/mar. 2006): 92-9.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-21002006000100015 -
Vancouver
Lucchese R, Barros S. Pedagogia das competências: um referencial para a transição paradigmática no ensino de enfermagem - uma revisão da literatura [Internet]. Acta Paulista de Enfermagem. 2006 ; 19( ja/mar. 2006): 92-9.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-21002006000100015 - O trabalho de enfermagem na perspectiva da reforma psiquiátrica em João Pessoa - Paraíba
- Problematizando o processo ensino-aprendizagem em enfermagem em saúde mental
- 20 anos de SUS São Paulo
- Plano Estadual de Saúde: 2008 - 2011
- Violência e doença mental: aspectos do cotidiano
- Processo ensino aprendizagem em saúde mental: o olhar do aluno sobre as competências
- Atividades da vida cotidiana: saúde e inclusão social de usuários de CAPS
- Moradias comunitárias para pacientes psiquiátricos e o cotidiano como cenário de cuidado em saúde mental
- Tentativas inovadoras na prática de ensino e assistência na área de saúde mental-I
- Saber-fazer de enfermeiros em serviços de atenção psicossocial: a prática assistencial, a formação e o processo saúde-doença mental
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0103-21002006000100015 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
BARROS, S doc 56.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas