Em busca do conceito perdido: a interatividade, sua presença em websites jornalísticos brasileiros e um estudo sobre a Veja on-line (2005)
- Authors:
- Autor USP: ANDRIGUETI, ANA LUIZA VILLELA - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CJE
- Subjects: JORNALISMO ONLINE; WEB SITES
- Language: Português
- Abstract: O objetivo inicial desta dissertação é resgatar e discutir o conceito de interatividade, posto que, atualmente, tal termo tem sido excessivamente utilizado, perdendo sua especificidade. Para tanto, pesquisamos a trajetória das experiências interativas, desde os primórdios - muito antes do desenvolvimento tecnológico dos computadores e da internet -, até o momento atual, em 2005, quando a web comercial comemora 10 anos de existência. O foco desta dissertação são as manifestações da interatividade nos websites jornalísticos. Iniciamos por uma revisão bibliográfica, incluindo os pensadores do ciberespaço e mesmo autores consagrados pré-internet. Também consideramos fundamental a inclusão de um Estudo de Caso e, para tanto, elegemos a Veja On-line, website derivado da revista Veja, a maior revista semanal do País. Além disso, abordamos a conceituação de interatividade aplicada aos campos correlatos do conhecimento, como as artes e a educação. Tanto nas mídias digitais quanto nestas áreas, o computador, conectado em rede, e os possíveis recursos da hipermídia modificaram as relações entre o emissor/produtor e o receptor/usuário da mensagem, criando uma comunicação de mão dupla, em que o usuário é convidado a participar do processo ativamente.Tratamos desta nova dinâmica entre as partes envolvidas no fluxo comunicativo, classificando-a em níveis ou graus de interatividade, de acordo com diferentes propostas de autoresconsultados para esta dissertação. Um dos modelos sugeridos - que distingue a interatividade entre trivial e não- trivial - foi aplicado na classificação de elementos interativos possíveis de serem localizados em websites jornalísticos. Mais do que pontuarmos uma característica específica dos meios digitais, buscamos contribuir para que a interatividade recupere a propriedade de seu significado e seja compreendida, pelos produtores de website jornalísticos, como um recurso fundamental para o envolvimento do usuário, elevando-o da condição de um ser contemplativo a um ser imersivo. One of the suggested models -which differentiates interactivity into trivial and non trivial - was applied in the classification of the interactive elements possible to be found in journalistic websites. More than pointing a specific characteristic of the digital means, we seek to contribute so that interactivity recovers the property of its meaning and gets understood by journalistic website producers, as a fundamental resource for the user's involvement, upgrading them from the condition of contemplative being to immersive being.
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.10.2005
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ABNT
ANDRIGUETI, Ana Luiza Villela. Em busca do conceito perdido: a interatividade, sua presença em websites jornalísticos brasileiros e um estudo sobre a Veja on-line. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Andrigueti, A. L. V. (2005). Em busca do conceito perdido: a interatividade, sua presença em websites jornalísticos brasileiros e um estudo sobre a Veja on-line (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Andrigueti ALV. Em busca do conceito perdido: a interatividade, sua presença em websites jornalísticos brasileiros e um estudo sobre a Veja on-line. 2005 ;[citado 2024 mar. 28 ] -
Vancouver
Andrigueti ALV. Em busca do conceito perdido: a interatividade, sua presença em websites jornalísticos brasileiros e um estudo sobre a Veja on-line. 2005 ;[citado 2024 mar. 28 ]
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