Exportar registro bibliográfico

A educação no Brasil: o pensamento e a atuação de José Mario Pires Azanha (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: LIMA, RAYMUNDO DE - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: HISTORIA DA EDUCAÇÃO; PESQUISA EDUCACIONAL; FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO; ESCOLA DE APLICAÇÃO; LINGUAGEM (EDUCAÇÃO)
  • Language: Português
  • Abstract: Esse trabalho de pesquisa analisa a contribuição de José Mário Pires Azanha, enquanto intelectual engajado, à educação do Estado de São Paulo, cuja atuação causou importantes desdobramentos para o todo do sistema educacional do Brasil. Trata-se de uma biografia intelectual de um importante personagem da história da educação e da filosofia educacional no Brasil, notadamente, no período de 1960 a 2000. O método empregado é o da descrição e exame das idéias do autor expressas através de seus escritos de teses, livros, artigos, papers, documentos, e registros diversos. O primeiro capítulo procura examinar sua concepção de filosofia analítica empregada nos embates sobre a educação, na época do regime autoritário, quando esta concepção tentava abrir uma alternativa entre as concepções de filosofia educacional 'tecnicista' e 'progressista'. O segundo capitulo mostra os argumentos de Azanha para implantar, legalmente, a democratização do acesso ao ensino público. Bem como registra as reações positivas e negativas a essa medida, bem como outras, por vezes consideradas polêmicas, sobretudo, no campo da educação. O terceiro capítulo trata do uso da linguagem como) pressuposto da Filosofia Analítica da Educação. O quarto capítulo examina os problemas decorrentes das tentativas de se fazer experimentação ou experiência pedagógica no Brasil e, também, registra alguns acontecimentos significativos de nossa história educacional, onde tais conceitos são transpostos sem odevido critério para serem praticados em algumas escolas. O quinto capítulo, o último, examina os pressupostos epistemológicos da pesquisa educacional, seus excessos e efeitos tanto no campo teórico como no campo do ensino prático. Descreve, ainda, uma 'quase-metodologia' para investigar a vida cotidiana das escolas. Na conclusão procuramos confrontar nossa intenção e hipóteses iniciais com o resultado alcançado, bem como tirar algumas lições - ou fazer algumas ilações - quanto ao prosseguimento dessa linha de pesquisa cujo inspirador é o professor José Mário Pires Azanha
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.12.2005

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LIMA, Raymundo de. A educação no Brasil: o pensamento e a atuação de José Mario Pires Azanha. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 20 abr. 2024.
    • APA

      Lima, R. de. (2005). A educação no Brasil: o pensamento e a atuação de José Mario Pires Azanha (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lima R de. A educação no Brasil: o pensamento e a atuação de José Mario Pires Azanha. 2005 ;[citado 2024 abr. 20 ]
    • Vancouver

      Lima R de. A educação no Brasil: o pensamento e a atuação de José Mario Pires Azanha. 2005 ;[citado 2024 abr. 20 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024