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Um olhar acerca do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico em uma escola do campo do município de Araraquara (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: BRANCALEONI, ANA PAULA LEIVAR - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: ESCOLA RURAL; POLÍTICA EDITORIAL
  • Idioma: Português
  • Resumo: No Brasil, a educação para o campo, em linhas gerais, sempre esteve vinculada às demandas do modelo de desenvolvimento hegemônico em cada época. Todavia, com os movimentos de luta pela terra e por um outro modelo de organização agrária, a questão educacional, não só a formal, mas também aquela decorrente da própria participação nesses movimentos, recebe novo destaque. Neste contexto, fazem-se prementes projetos que possam contemplar as reais necessidades desses sujeitos sociais no que se refere à educação. Sabe-se que, no país, grande parte dos projetos educacionais inicia e termina sem que estes sejam avaliados. As políticas sociais são marcadas pela descontinuidade, pela repetição de erros e pelas propostas salvacionistas pensadas e elaboradas de cima para baixo. Diante desta carência, são necessárias pesquisas que visem conhecer as qualidades e fraquezas dos programas para que seja possível modificá-lo na medida em que isso se fizer relevante. Tendo este quadro em vista, o presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico para as escolas rurais do município de Araraquara, tendo como foco a participação dos sujeitos de uma das escolas atendidas. Trata-se de um estudo qualitativo de cunho etnográfico. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a observação participante (cotidiano da escola, reuniões e assembléias referentes ao projeto), entrevistas semi-estruturadas (com pessoas dacomunidade escolar, assentados e o coordenador municipal do projeto) e análise documental (registros da escola em questão, acerca do processo de elaboração e implementação do projeto). Constataram-se mudanças no âmbito da organização comunitária, ao longo do processo, no que diz respeito a uma postura mais ativa por parte dos seus membros, que passaram a buscar outros meios (abaixo-assinados, comissões de representantes, manifestações) para reivindicar o atendimento de suas demandas por parte da prefeitura e outros órgãos competentes, o que aponta para o caráter pedagógico da participação no movimento de luta pela educação que desejam. Nota-se, também, um processo de re-significação, por parte dos sujeitos, da própria identidade comunitária enquanto assentados de um projeto de reforma agrária, bem como uma participação mais efetiva, dos mesmos, no cotidiano e organização da escola. Além disso, observam-se modificações dos indicadores da escola, havendo um aumento no sucesso escolar dos alunos, bem como a redução a zero do índice de evasão, além da diminuição do absenteísmo de professores
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.12.2005

  • Como citar
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    • ABNT

      BRANCALEONI, Ana Paula Leivar. Um olhar acerca do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico em uma escola do campo do município de Araraquara. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Brancaleoni, A. P. L. (2005). Um olhar acerca do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico em uma escola do campo do município de Araraquara (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Brancaleoni APL. Um olhar acerca do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico em uma escola do campo do município de Araraquara. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Brancaleoni APL. Um olhar acerca do processo de elaboração e implementação de um projeto político-pedagógico em uma escola do campo do município de Araraquara. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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