Indicadores de desenvolvimento na fase pré-escolar de crianças nascidas pré-termo (2005)
- Authors:
- USP affiliated authors: LINHARES, MARIA BEATRIZ MARTINS - FMRP ; MARTINEZ, FRANCISCO EULOGIO - FMRP
- Unidade: FMRP
- DOI: 10.1590/s1413-73722005000200010
- Subjects: NASCIMENTO PREMATURO; CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR; PSICOGÊNESE
- Language: Português
- Abstract: O presente estudo teve por objetivo comparar o desenvolvimento de 15 crianças, aos seis anos de idade, nascidas pré-termo (PT), com o de 15 crianças nascidas a termo (AT). O desenvolvimento foi avaliado por meio de entrevista com as mães e de testes psicológicos. Maior tempo de hospitalização, aleitamento artificial, uso de medicação pelas mães durante a gravidez, pais temerosos frente à tarefa de cuidar do bebê e atraso na aquisição dos comportamentos de sentar e andar foram significativamente mais freqüentes no PT do que o AT. Não houve diferença significativa quanto ao nível intelectual. Em ambos os grupos ocorreu alta proporção de crianças com indicação de problemas comportamentais. O grupo PT apresentou significativamente mais queixas de dor de estômago e medo de enfrentar situações novas do que AT
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Psicologia em Estudo
- ISSN: 1413-7372
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 10, n. 2, p. 235-243, 2005
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MARTINS, Iralúcia Maria Bertini e LINHARES, Maria Beatriz Martins e MARTINEZ, Francisco Eulógio. Indicadores de desenvolvimento na fase pré-escolar de crianças nascidas pré-termo. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 2, p. 235-243, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-73722005000200010. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Martins, I. M. B., Linhares, M. B. M., & Martinez, F. E. (2005). Indicadores de desenvolvimento na fase pré-escolar de crianças nascidas pré-termo. Psicologia em Estudo, 10( 2), 235-243. doi:10.1590/s1413-73722005000200010 -
NLM
Martins IMB, Linhares MBM, Martinez FE. Indicadores de desenvolvimento na fase pré-escolar de crianças nascidas pré-termo [Internet]. Psicologia em Estudo. 2005 ; 10( 2): 235-243.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722005000200010 -
Vancouver
Martins IMB, Linhares MBM, Martinez FE. Indicadores de desenvolvimento na fase pré-escolar de crianças nascidas pré-termo [Internet]. Psicologia em Estudo. 2005 ; 10( 2): 235-243.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722005000200010 - A mediação de aprendizagem do cuidador como mecanismo de proteção ao desenvolvimento de crianças ex-prematuras
- Desenvolvimento cognitivo e comportamento de crianças prematuras na fase escolar
- Nascimento pré-termo e muito baixo peso como fatores de risco para o desenvolvimento da criança
- Crianças nascidas pré-termo e muito baixo peso (<1500 g) na idade escolar: avaliação do comportamento
- A criança vulnerável nascida prematura e seus contextos de desenvolvimento: pesquisa integrada à assistência
- Mediação materna de desenvolvimento em situação ludica livre e de ensino de jogo com crianças nascidas com alto risco neonatal
- Associação entre desenvolvimento da criança nascida prematura no final do primeiro ano de vida e variáveis maternas
- Reatividade de neonatos pré-termo internados em UTI-Neonatal durante procedimento doloroso: diferenças de gênero
- Is pain relief equally efficacious and free of side effects with repeated doses of oral sucrose in preterm neonates?
- Reações comportamentais de dor em neonatos pré-termo associadas à idade gestacional, sexo e história neonatal
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-73722005000200010 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
001485749.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas