A identidade cultural no processo de aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) no Brasil (2005)
- Authors:
- Autor USP: PEREIRA, GISELDA FERNANDA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLC
- Subjects: PORTUGUÊS DO BRASIL (ESTUDO E ENSINO); APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; IDENTIDADE CULTURAL
- Language: Português
- Abstract: O propósito deste trabalho é apresentar uma discussão sobre a identidade cultural no processo de aprendizagem do Português Língua Estrangeira (PLE). Trataremos da caracterização de fatores que, a rigor, situam-se antes do processo de aprendizagem da língua, mas que nele têm uma participação crucial. As tensões existentes no processo de interação professor/aluno, por exemplo, podem ser um reflexo do desconhecimento das identidades em jogo, assim como, o uso de estereótipos, clichês e estigmas na elaboração da identidade do Outro.Assim, é importante pensarmos a identidade, não como uma somatória das variáveis sociais (sexo, classe, país de origem, etc.), mas como fator aglutinador das referências psico-histórico-sociais de um povo que se apresentam em um sujeito do discurso.Não é possível afirmarmos que o reconhecimento da identidade facilite ou induza a aprendizagem, mas pode dar um novo valor ao estudo de PLE, ou melhor, ao estudo de língua estrangeira, se a pensarmos como fonte de cultura e caracterização da identidade cultural.Refletindo sobre as relações sociais, encontraremos o que foi gerado pelos processos históricos e, mais fundamentalmente, aquilo que somos ou desejamos ser. Por esta razão, o estudo da identidade tem em seu fundo uma visão psicanalítica que retrata o jogo da identidade social virtual e real, explicitadas pelo sociólogo canadense Erving Goffman.À luz da antropologia social goffmaniana, reexaminaremos os conceitos de estigma, identidade social,identidade pessoal, o eu, o Outro e traçaremos um quadro de nossa identidade cultural
- Imprenta:
- Data da defesa: 25.10.2005
-
ABNT
PEREIRA, Giselda Fernanda. A identidade cultural no processo de aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) no Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02032006-213731/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Pereira, G. F. (2005). A identidade cultural no processo de aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) no Brasil (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02032006-213731/ -
NLM
Pereira GF. A identidade cultural no processo de aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) no Brasil [Internet]. 2005 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02032006-213731/ -
Vancouver
Pereira GF. A identidade cultural no processo de aprendizagem do português língua estrangeira (PLE) no Brasil [Internet]. 2005 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-02032006-213731/
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas