Exportar registro bibliográfico

Uma proposta de modelo para o planejamento e gestão estratégica de marketing (orientação para o mercado nas organizações) (2004)

  • Autor:
  • Autor USP: NEVES, MARCOS FAVA - FEARP
  • Unidade: FEARP
  • Sigla do Departamento: EAD
  • Subjects: PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO; MARKETING
  • Language: Português
  • Abstract: Esta é uma tese teórica em marketing, que tem objetivo claro e definido. Montar um modelo para o Planejamento e Gestão Estratégica de Mrketing para empresas, com enfoque de redes (ver a empresa inserida num sistema e colaborando com concorrentes, fornecedores, distribuidores e outras emporesas). Busca propor uma sequência de etapas que possa tentar ser mais completa que os modelos existentes, uma vez que partiu desses modelos e que contempla, em suas etapas, a realização de ações coletivas pelas empresas, adotando a citada perspectiva de redes de negócios. A tese considera marketing mais que uma área funcional da organização, uma filosofia de orientação ao mercado. Por isso considera-se que o Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing é um processo de Planejamento Estratégico com forte orientação para o mercado. Inclui-se a palavra gestão, para enfatizar sua importância no processo. Aborda-se os conceitos centrais do marketing, da abordagem de network da empresa(redes), de ações coletivas, e de importância do planejamento e gestão estratégica orientada para marketing para as empresas. É mostrado uma revisão teórica, discutindo nove sequências já propostas na literatura que discutiram etapas para confecção de um plano de marketing, apontando alguns pontos de melhoria. Finalmente, é proposto um modelo, que tem 12 etapas. Os próximos passos apontam para os testes para validação do modelo proposto.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.10.2004

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      NEVES, Marcos Fava. Uma proposta de modelo para o planejamento e gestão estratégica de marketing (orientação para o mercado nas organizações). 2004. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2004. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Neves, M. F. (2004). Uma proposta de modelo para o planejamento e gestão estratégica de marketing (orientação para o mercado nas organizações) (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Neves MF. Uma proposta de modelo para o planejamento e gestão estratégica de marketing (orientação para o mercado nas organizações). 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Neves MF. Uma proposta de modelo para o planejamento e gestão estratégica de marketing (orientação para o mercado nas organizações). 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024