O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico (2005)
- Autores:
- Autor USP: ANGELO, MARGARETH - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/s0080-62342005000400004
- Assuntos: HOSPITALIZAÇÃO; CRIANÇAS; BRINQUEDOS TERAPÊUTICOS; ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
- Idioma: Português
- Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender o significado de estar hospitalizada, para a criança pré-escolar. Os referenciais teóricos foram o Interacionismo Simbólico e a teoria de Vygotsky sobre a brincadeira simbólica da criança e o referencial metodológico foi a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do mesmo 11 crianças de três a seis anos de idade. As estratégias de coleta de dados foram: observação participante, entrevista com as crianças, mediada pelo Brinquedo Terapêutico e entrevista com as mães. A análise dos dados permitiu construir o modelo teórico Crescendo com a presença protetora da mãe, que evidencia a vulnerabilidade, a força da criança e a proteção recebida da mãe, para enfrentar o mistério e o terror da hospitalização
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
- ISSN: 0080-6234
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 39, n. 4, p. 391-400, 2005
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
RIBEIRO, Circéa Amado e ANGELO, Margareth. O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 39, n. 4, p. 391-400, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0080-62342005000400004. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Ribeiro, C. A., & Angelo, M. (2005). O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 39( 4), 391-400. doi:10.1590/s0080-62342005000400004 -
NLM
Ribeiro CA, Angelo M. O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2005 ; 39( 4): 391-400.[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342005000400004 -
Vancouver
Ribeiro CA, Angelo M. O significado da hospitalização para a criança pré-escolar: um modelo teórico [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2005 ; 39( 4): 391-400.[citado 2024 set. 20 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s0080-62342005000400004 - Experiência das mães na visita ao filho hospitalizado
- Reorientacao curricular da escola de enfermagem da usp
- Making sense of the suffering: the living of the family of children with cancer
- Thinking interactionally on family: a perspective for clinical practice and research
- O significado de qualidade de vida da familia para o estudante de enfermagem
- The state of family nursing undergraduate education at brazilian schools of nursing
- Understanding the nurse'beliefs about the families in a pediatric intensive care unit
- Vulnerabilidade da familia: análise e desenvolvimento do conceito
- Papel docente e discente: novos desenhos. [Editorial]
- A experiencia de ser mãe-acompanhante: reconhecendo estratégias utilizadas pelas mães para
Informações sobre o DOI: 10.1590/s0080-62342005000400004 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
ANGELO, M doc 96e.pdf | Direct link |
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas