Exportar registro bibliográfico

Estudo qualitativo das relações de poder em interações conversacionais entre professor e alunos (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: BRANTS, GIOVANNA WRUBEL - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLC
  • Subjects: INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO; SOCIOLINGUÍSTICA
  • Language: Português
  • Abstract: O objetivo deste trabalho, que adota o método da microetnografia educacional, consiste na verificação das características de uma interação entre professor e seus alunos em sala de aula que concorrem para o estabelecimento de uma relação de poder em tal interação linguística. Nesse sentido, fatores como o movimento de ameaça e preservação das faces entre os interlocutores, a assimetria na interação, a polidez lingüística e a atenuação dos enunciados, são identificados em gravações em áudio de cinco aulas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de São Paulo, posteriormente transcritas. As análises das transcrições encontram respaldo teórico em estudos concernentes à Pragmática Linguística, à Sociolingüística Interacional e à Análise da Conversação.Consideramos que a interação conversacional eficiente entre professor e alunos apresenta estreita relação com o processo ensino/aprendizagem, contribuindo com o seu sucesso. Desta forma, partimos da hipótese de que esforços do docente, no sentido de atenuar a assimetria existente nesta relação, promovem uma interação lingüística mais democrática e menos autoritária em sala de aula
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.11.2005

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BRANTS, Giovanna Wrubel. Estudo qualitativo das relações de poder em interações conversacionais entre professor e alunos. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 14 maio 2024.
    • APA

      Brants, G. W. (2005). Estudo qualitativo das relações de poder em interações conversacionais entre professor e alunos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Brants GW. Estudo qualitativo das relações de poder em interações conversacionais entre professor e alunos. 2005 ;[citado 2024 maio 14 ]
    • Vancouver

      Brants GW. Estudo qualitativo das relações de poder em interações conversacionais entre professor e alunos. 2005 ;[citado 2024 maio 14 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024