Avaliação experimental de condições de conforto térmico em automóveis de passeio utilizando manequim (2005)
- Authors:
- Autor USP: GOMES, ANDRE BUSSE - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PME
- Subjects: ENGENHARIA AUTOMOTIVA; CONFORTO VEICULAR; AR CONDICIONADO; AQUECIMENTO; TECNOLOGIA
- Language: Português
- Abstract: Atualmente as pessoas passam grande parte do tempo dentro de veículos automotivos seja por razões profissionais ou lazer. Este fato tem contribuído para aumentar o interesse das montadoras de veículos na avaliação de condições de conforto de passageiros em veículos automotivos. Os critérios do consumidor, na escolha e compra de um automóvel, têm mudado e agora não envolvem somente aspectos relacionados ao custo e desempenho do veículo, mas também a aspectos de segurança e conforto. O ambiente térmico no interior de um automóvel é bastante complexo e não homogêneo. A forma mais adequada para se avaliar simultaneamente os efeitos da temperatura do ar local, trocas de calor por radiação do corpo, velocidades do ar e a radiação solar em um veículo é por meio do uso de manequins. No presente trabalho foi realizado estudo da utilização de manequins na avaliação de condições de conforto térmico em veículos automotivos e a realização de ensaios em automóveis de passeio. Os ensaios foram realizados em três automóveis (veículo A, veículo B e veículo C), modelos standard, com sistema de climatização para avaliação de condições de conforto térmico para condições de verão (resfriamento) e de inverno (aquecimento). Na avaliação das condições de conforto térmico foram utilizadas temperaturas equivalentes, cujo procedimento de determinação utilizando manequins foi baseado na norma ISO 14505-2. Nos ensaios realizados para as condições de verão (resfriamento), pode-se verificar que em nenhum veículo foram observadas condições de conforto térmico para os vários segmentos do manequim quando os veículos estavam ao sol. Já quando o veículo estava sob a sombra, todos os veículos atingiram facilmente uma condição de conforto (com uma leve sensação de frio em alguns segmentos do manequim).Nos ensaios para condições de inverno (aquecimento) verificou-se que, na ausência da radiação solar e com temperaturas externas mais baixas, os sistemas de climatização conseguiram proporcionar melhores condições térmicas no interior dos veículos, apresentando condições de conforto térmico em quase todas as situações. O automóvel B foi o que apresentou as melhores condições de conforto térmico tanto nos ensaios para condições de verão (resfriamento) quanto de inverno (aquecimento); o que é um bom indicativo de um melhor controle e distribuição de ar naquele veículo.
- Imprenta:
- Data da defesa: 01.09.2005
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ABNT
GOMES, André Busse. Avaliação experimental de condições de conforto térmico em automóveis de passeio utilizando manequim. 2005. Mestrado Profissionalizante – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-16122014-161836/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Gomes, A. B. (2005). Avaliação experimental de condições de conforto térmico em automóveis de passeio utilizando manequim (Mestrado Profissionalizante). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-16122014-161836/ -
NLM
Gomes AB. Avaliação experimental de condições de conforto térmico em automóveis de passeio utilizando manequim [Internet]. 2005 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-16122014-161836/ -
Vancouver
Gomes AB. Avaliação experimental de condições de conforto térmico em automóveis de passeio utilizando manequim [Internet]. 2005 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-16122014-161836/
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