A Interação Professor-Aluno em Escolas Públicas de Periferia e o Processo Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso (2005)
- Autores:
- Autor USP: COSTA, ENEIDA ELISA MELLO - ESALQ
- Unidade: ESALQ
- Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar a relação professor-aluno numa escola pública de periferia e avaliar os seus efeitos no processo ensino-aprendizagem, através de pesquisa qualitativa, estudo de caso Foi elaborado um questionário composto por três questões orais e treze questões escritas. Participaram professores do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Helio Nehring, em Piracicaba, SP. A análise e a interpretação dos dados realizaram-se por processo indutivo. Segundo os professores, o educador tornou-se aquele que cobre as lacunas sociais nos bairros de periferia e as exigências emocionais da fase em que se encontram os estudantes. A escola deixou de ser procurada pelos jovens de periferia enquanto instituição de ensino. O convívio social na escola é o fator que mais estimula os jovens a frequentá-la, seguido da necessidade de diploma de Ensino Médio para o ingresso no mercado de trabalho.Os docentes procuram ajustar os conteúdos à realidade dos alunos, mas nem sempre é possível.A prova é o principal método de avaliação da aprendizagem. O baixo desempenho escolar é atribuído às dificuldades socioeconômicas dos jovens de periferia. A superlotação das salas e a falta de suporte do Estado dificultam os docentes em trabalhar as diferenças individuais dos alunos em sala de aula. A situação socioeconômica dos bairros periféricos afeta a relação professor-aluno, prejudicando o processo ensino-aprendizagem
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Agropecuária; resumos
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo
-
ABNT
GRANDO, C. et al. A Interação Professor-Aluno em Escolas Públicas de Periferia e o Processo Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso. 2005, Anais.. São Paulo: USP, 2005. . Acesso em: 18 abr. 2024. -
APA
Grando, C., Pastor, C. G., Martone, G. B., & Brancalion, E. B. S. (2005). A Interação Professor-Aluno em Escolas Públicas de Periferia e o Processo Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso. In Agropecuária; resumos. São Paulo: USP. -
NLM
Grando C, Pastor CG, Martone GB, Brancalion EBS. A Interação Professor-Aluno em Escolas Públicas de Periferia e o Processo Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso. Agropecuária; resumos. 2005 ;[citado 2024 abr. 18 ] -
Vancouver
Grando C, Pastor CG, Martone GB, Brancalion EBS. A Interação Professor-Aluno em Escolas Públicas de Periferia e o Processo Ensino-Aprendizagem: Estudo de Caso. Agropecuária; resumos. 2005 ;[citado 2024 abr. 18 ] - O brinquedo no desenvolvimento da criança
- Diagnóstico sobre a educação ambiental na quarta série do ensino fundamental em Escolas da Rede Pública
- Neste sabado ajude uma crianca, doe um brinquedo . [Depoimento]
- Creche como conquista da mulher trabalhadora no brasil ; seus aspectos historicos, politicos e sociais
- Universidade de sao paulo. Departamento de economia domestica . Area de desenvolvimento humano
- Perfil do administrador das creches municipais de piracicaba - algumas reflexoes
- Reflexão: a avaliação como processo construtivo na formação de jovens
- Programa de formação de jovens empresários rurais. (Projovem): Uma proposta de formação visando a melhoria da qualidade de vida
- Estudo ocupacional dos ex-alunos de ETE "Paulo Guerreiro Franco", Vera Cruz, São Paulo, Brasil: informaçõe preliminares
- Cotas nas Universidades Públicas
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas