Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico (2005)
- Autores:
- Autor USP: STIUBIENER, ITANA - EP
- Unidade: EP
- Sigla do Departamento: PCS
- Assunto: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Idioma: Português
- Resumo: Este trabalho apresenta a arquitetura e organização de um sistema de aprendizado eletrônico capaz de se adaptar às demandas de seus usuários. Tal arquitetura está baseada em mecanismos adaptativos que possibilitam o oferecimento dinâmico de conteúdos e atividades de aprendizagem compatibilizando os objetivos pedagógicos com as preferências e competências do aprendiz, dessa forma a permitir o contínuo aprimoramento do caminho para a construção do conhecimento. A arquitetura proposta se constitui num sistema de hipermídia adaptativa na qual são introduzidos alguns elementos configuráveis e fundamentais à adaptação, que tornam o sistema mais flexível, configurável e extensível a um grupo mais diversificado de usuários. É apresentado o conceito de Política de Aprendizagem Personalizada, que prevê a possibilidade de configuração das ações do sistema de forma a adaptar o oferecimento de suas atividades no perfil de aprendizagem do aprendiz. Este perfil é determinado em função da observação das interações do aprendiz com o sistema e baseado em informações configuráveis relativas aos aspectos relevantes a serem observados. Esses aspectos são introduzidos no sistema através de uma estrutura de dados denominada Camada de Orientação, que é um metamodelo de dados contendo as características e fatores que determinam preferências e os melhores potenciais cognitivos de um aprendiz. Através das Camadas de Orientação é possível ao elaborador de conteúdo configurar qual é oconjunto de fatores relevantes que caracterizam as preferências e aptidões de um indivíduo e expressam seu melhor potencial cognitivo, adicionando ao sistema a característica de adaptação também às prioridades e preferências do elaborador de conteúdo. ) Foram apresentados alguns exemplos para ilustrar a aplicação dos conceitos definidos tais como o perfil de aprendizagem, a política de aprendizagem personalizada e as camadas de orientação mostrando a viabilidade prática dos conceitos propostos e a flexibilidade associada com o alto grau de configurabilidade da arquitetura e organização da arquitetura de sistema proposta neste trabalho.
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.08.2005
-
ABNT
STIUBIENER, Itana. Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Stiubiener, I. (2005). Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Stiubiener I. Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Stiubiener I. Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas