Exportar registro bibliográfico

O ideário moral-pedagógico na literatura infantil de Ruth Rocha (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: CARVALHO, ISOLDA PAIVA - FE
  • Unidade: FE
  • Assunto: LITERATURA INFANTOJUVENIL
  • Language: Português
  • Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo estudar os valores educativos que a escritora RUTH Machado Louzada ROCHA vem veiculando para o público infantil, por meio de sua produção literária. O interesse do projeto foi identificar e compreender no discurso da escritora as bases valorativas e pedagógicas, sobre as quais ela vem propondo a integração de seus pequenos leitores na vida social. Os pilares teórico-metodológicos desta pesquisa fundam-se na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, nos paradigmas de convivência social apontados pela Sócio-Antropologia, de Michel Maffesoli e nos estudos sobre os valores e virtudes desenvolvidos por André Comte-Sponville. Por tratar-se de um estudo que tem como foco a compreensão do significado de imagens simbólicas, o objeto foi abordado não por uma única via das ciências humanas, mas por uma ótica transdisciplinar, envolvendo outras áreas de conhecimento, como o objeto o exige. Esses fundamentos epistemológicos foram conduzidos por uma hermenêutica simbólica, inspirada na Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur, em sintonia com a referida antropologia. A pesquisa não incidiu sobre o estudo dos signos lingüísticos, mas deu primazia à exploração fenomenológica dos conjuntos simbólicos portadores de sentido de valores e virtudes. A pesquisa permitiu identificar que o discurso moral-pedagógico da escritora transitou entre a veiculação de uma moral fundada na racionalidade do dever-ser, evoluindo, gradativamente, nadireção da prioridade ao hedonismo do estar-junto, não mais regido por instâncias transcendentes nem por objetivos morais, mas pelo que é vivido de modo orgânico no dia-a-dia e que se centra no que é da ordem da proximidade e nos laços afetivo-emocionais, que se inscrevem numa ética de solidariedade. No discurso de Ruth Rocha, as personagens vão encontrar esse hedonismo no compartilhamento das conquistas da liberdade, da satisfação da curiosidade infantil ) e das alegrias das descobertas. A produção literária de Ruth Rocha contribuiu decisivamente para a afirmação da literatura infantil brasileira, na segunda metade do século XX
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.09.2005

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CARVALHO, Isolda Paiva. O ideário moral-pedagógico na literatura infantil de Ruth Rocha. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Carvalho, I. P. (2005). O ideário moral-pedagógico na literatura infantil de Ruth Rocha (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Carvalho IP. O ideário moral-pedagógico na literatura infantil de Ruth Rocha. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Carvalho IP. O ideário moral-pedagógico na literatura infantil de Ruth Rocha. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024