O poeta da revolução (2005)
- Autor:
- Autor USP: CITELLI, ADILSON ODAIR - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v10i3p381-386
- Assuntos: POETAS; DRAMATURGIA
- Idioma: Português
- Resumo: O poeta, dramaturgo, agitador cultural Vladmir Maiakovski nasceu em 7 de julho de 1893 no pequeno lugarejo de Bagdadi, na Geórgia. Produziu uma das mais significativas obras poéticas do nosso tempo. Engajado desde o primeiro momento na revolução russa de 1917, seria um dos líderes da renovação literária e artística na recém-criada URSS. Inspirado nas posições futuristas e cubofuturistas, procurou integrar novas formas de composição poética aos temas com os quais trabalhava. Ao final entrou em choque com as posições stalinistas que predicavam uma arte de cunho naturalista, de pouca capacidade inventiva. Com a máxima “não há conteúdo revolucionário sem forma revolucionária”, Maiakovski sinalizou com um tipo de criação em dissonância com o caráter panfletário que tomou conta da arte soviética no período. Suicidou-se em Moscou no dia 14 de abril de 1930. Tinha 37 anos
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Comunicação & educação
- ISSN: 0104-6829
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 10, n. 3, p. 381-386, 2005
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-sa
-
ABNT
CITELLI, Adilson. O poeta da revolução. Comunicação & educação, v. 10, n. 3, p. 381-386, 2005Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p381-386. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Citelli, A. (2005). O poeta da revolução. Comunicação & educação, 10( 3), 381-386. doi:10.11606/issn.2316-9125.v10i3p381-386 -
NLM
Citelli A. O poeta da revolução [Internet]. Comunicação & educação. 2005 ; 10( 3): 381-386.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p381-386 -
Vancouver
Citelli A. O poeta da revolução [Internet]. Comunicação & educação. 2005 ; 10( 3): 381-386.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v10i3p381-386 - Imagens e representações dos professores: situando o problema
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Informações sobre o DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v10i3p381-386 (Fonte: oaDOI API)
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