Dos fios, das tramas e dos nós: a tessitura da rede de crenças, pressupostos e conhecimentos de professores de inglês que atuam no Ciclo I do ensino fundamental (2005)
- Autores:
- Autor USP: RODRIGUES, LIVIA DE ARAUJO DONNINI - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: LÍNGUA INGLESA (ESTUDO E ENSINO); ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; ENSINO FUNDAMENTAL; ENSINO E APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO PERMANENTE
- Idioma: Português
- Resumo: Esta tese de doutorado é uma investigação que descreve, em uma perspectiva longitudinal, a construção da rede de crenças, pressupostos e conhecimentos de professores de inglês que atuam no Ciclo I do Ensino Fundamental, ao longo de sua participação em um curso de formação continuada elaborado com base em um modelo reflexivo de formação profissional. As perguntas centrais do trabalho procuram dar conta das mudanças evidenciadas nesse processo em relação a por que, o que e como ensinar língua inglesa nesse contexto educacional. O estudo nos mostra que a antecipação da inserção da disciplina representa uma valorização deste componente curricular, mas demanda investimentos na formação em serviço com o intuito de tornar possível a consolidação de uma cultura de trabalho coletivo, que reconfigure o papel dos professores na implementação de propostas de ensino condizentes com os objetivos educacionais) previstos para essa etapa da escolarização. Mostra, também, que a reflexão na ação e sobre a ação, ao mobilizar conhecimentos adquiridos e experimentados, tem um caráter emancipatório, na medida em que desvela os mecanismos de reprodução que atuam como forças de resistência a propostas de inovação curricular. O conhecimento de como esses mecanismos são construídos e validados coloca os professores na posição de protagonistas, capazes de assumir, coletivamente, a responsabilidade de criar percursos de mudança possíveis e verdadeiramente significativos
- Imprenta:
- Data da defesa: 19.09.2005
-
ABNT
RODRIGUES, Lívia de Araújo Donnini. Dos fios, das tramas e dos nós: a tessitura da rede de crenças, pressupostos e conhecimentos de professores de inglês que atuam no Ciclo I do ensino fundamental. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 16 abr. 2024. -
APA
Rodrigues, L. de A. D. (2005). Dos fios, das tramas e dos nós: a tessitura da rede de crenças, pressupostos e conhecimentos de professores de inglês que atuam no Ciclo I do ensino fundamental (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Rodrigues L de AD. Dos fios, das tramas e dos nós: a tessitura da rede de crenças, pressupostos e conhecimentos de professores de inglês que atuam no Ciclo I do ensino fundamental. 2005 ;[citado 2024 abr. 16 ] -
Vancouver
Rodrigues L de AD. Dos fios, das tramas e dos nós: a tessitura da rede de crenças, pressupostos e conhecimentos de professores de inglês que atuam no Ciclo I do ensino fundamental. 2005 ;[citado 2024 abr. 16 ] - All Set!: student book
- Formação continuada de professores de língua inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental: a busca de um modelo
- Um novo idiona na ponta da língua. [Depoimento a M. Ferrari]
- Formação continuada em língua inglesa
- All Set! 2: student book
- A importância da pesquisa na licenciatura em línguas estrangeiras
- Estratégias de aprendizagem na aula de língua estrangeira: a busca da sintonia entre o ensinar e o aprender
- All Set!3: student book
- All Set!1: student book
- Em São Paulo, escolas bilíngues recebem bebês a partir de 3 meses. [Depoimento a Marina Azaredo]
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas