Conhecimento de resultados no processo adaptativo em aprendizagem motora (2005)
- Autores:
- Autor USP: MEIRA JUNIOR, CASSIO DE MIRANDA - EEFE
- Unidade: EEFE
- Sigla do Departamento: EFP
- Assunto: APRENDIZAGEM MOTORA
- Idioma: Português
- Resumo: A visão de processo adaptativo aplicada à aprendizagem pressupõe quebra da estabilidade, necessária para o aprendiz alcançar níveis superiores de cmplexidade. Dessa forma, instabilidade, incerteza, desordem e erro podem se constituir características positivas do processo. Considerando o CR como fonte de ordem/desordem, o presente trabalho teve o propósito de investigar quais regimes de frequência (33%, 66% e 100%) e precisão (geral e específico) de CR favorecem o processo adaptativo na aquisição de uma habilidade motora conjugada de preensão manual com posicionamento linear. Cento e vinte adultos universitários de 18 a 39 anos (média de 25 e desvio padrão de 4,5 anos) foram alocados a seis grupos de 20 sujeitos (dez do sexo masculino e dez do sexo feminino). Na primeira fase do estudo (estabilização), os sujeitos executaram a tarefa com CR verbal, que versou apenas sobre a tentativa recém finalizada de modo a informar sobre o alcance de 20% da força máxima e 35 cm de deslocamento. O critério para encerramento dessa fase foi a execução de duas tentativas dentro de uma faixa de tolerância de erro. Na fase de adaptação, os sujeitos foram testados em 15 tentativas sem CR na mesma tarefa, porém com a perturbação ambiental de uma força de translação de aproximadamente 2 kgf, no sentido contrátio do movimento. O equipamento desenvolvido e utilizado foi o Aparelho Eletromagnético de Posicionamento Linear com Dinamometria. As tentativas fram executadas com omembro superior não dominante e com oclusão visual. Da força aplicada no dinamômetro e do deslocamento do cursos originaram-se as medidas de erro: absoluto (EA), constante (EC) e variável (EV). Os resultados da fase de estabilização mostraram indicações de que CR frequente e específico proporcionou melhor desempenho. Além disso, os grupos, em ambas as demandas (força e distância), reduziram o nível de erros de um ponto inicial a um ponto posterior no tempo com tendência exponencial, o que evidencia a ocorrência de aprendizagem da tarefa. Com base nos resultados da segunda fase, a adaptação à perturbação introduzida não se condicionou às manipulações de frequencia e precisão de CR da fase de estabilização. Os dados de ambas as demandas se ajustaram a um modelo caracterizado pela presença de variância substancial no momento inicial. Não obstante, houve hererogeneidade de resposta ao longo das tentativas na demanda de distância. Os resultados de amb as as demandas da tarefa evidenciaram tracking de baixo a moderado, ou seja, não houve estabilidade de desempenho dos sujeitos, o que implica em possibilidade muito reduzida para prever desempenho de cada grupo e para cada sujeito. Uma quantidade muito reduzida de sujeitos apresentou não aleatoriedade de erros, revaladora de alguma tendência ou estratégia de desempenho consistente ao lngo das tentativas. Pode-se concluir que não se faz necessário reduzir excessivamente a incerteza por intermédio deregimes de CR com muita frequência e precisão
- Imprenta:
- Data da defesa: 20.07.2005
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ABNT
MEIRA JR., Cássio M. Conhecimento de resultados no processo adaptativo em aprendizagem motora. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-17082006-075844/. Acesso em: 24 set. 2024. -
APA
Meira Jr., C. M. (2005). Conhecimento de resultados no processo adaptativo em aprendizagem motora (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-17082006-075844/ -
NLM
Meira Jr. CM. Conhecimento de resultados no processo adaptativo em aprendizagem motora [Internet]. 2005 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-17082006-075844/ -
Vancouver
Meira Jr. CM. Conhecimento de resultados no processo adaptativo em aprendizagem motora [Internet]. 2005 ;[citado 2024 set. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-17082006-075844/ - Fornecimento de informação sobre o movimento para mesa-tenista
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