Exportar registro bibliográfico

Movimentos sacádicos em indivíduos com alterações cerebelares (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: CAMPOS NETTO, ALOYSIO AUGUSTO TAHAN DE - FMRP
  • Unidade: FMRP
  • Sigla do Departamento: ROO
  • Assunto: OTORRINOLARINGOLOGIA
  • Language: Português
  • Abstract: A pesquisa dos movimentos sacádicos é parte da bateria de testes otoneurológicos que, através da eletro-oculografia, servem para a asserção da oculomotricidade. Os sacádicos constituem os movimentos oculares mais rápidos, de tal maneira que o ponto de interesse é detectado no centro visual da retina. O cerebelo apresenta importantes conexões com o tronco cerebral e estruturas talâmicas que possuem função na geração de sacádicos. Indivíduos com disfunções cerebelares, sejam elas degenerativas, familiares, congênitas ou por ablação de alguma porção do cerebelo, apresentam dismetria dos movimentos sacádicos, as quais podem mostrar diversos padrões ao teste, dependendo da localização topográfica da lesão cerebelar. No presente estudo foi realizada inicialmente uma revisão de literatura sobre o tópico, evidenciando estudos que mostram as relações entre o cerebelo e os movimentos sacádicos. Foram selecionados 11 indivíduos com patologias de cerebelo de diversas etiologias, com idade entre 16 e 53 anos. Um grupo controle com outros 27 indivíduos voluntários com idade variando entre 16 e 50 anos foi também selecionado. Os pacientes dos dois grupos foram submetidos à pesquisa dos movimentos sacádicos (fixo e randomizado). O aparelho utilizado foi um eletronistagmógrafo computadorizado de 4 canais de fabricação americana da Micromedical Technologies, sendo as respostas arquivadas e, posteriormente comparadas. A comparação das respostas foi feita entre os gruposcontrole e o com patologia cerebelar. Foram analisados os parâmetros quantitativos (velocidade, latência e acurácia) das respostas e a morfologia dos registros nos grupos controle e patológico. Além disso, as variáveis sexo e idade também foram avaliadas, segundo os parâmetros quantitativos nos dois grupos. Não foram encontradas diferenças nos parâmetros quantitativos nos dois grupos (controle e patológico), tanto no teste fixo quanto no randomizado. Idade e ... sexo também não exerceram influência na velocidade, latência e acurácia entre os sujeitos dos dois grupos e de cada um dos grupos. A morfologia das respostas, porém, foi que apresentou profundas diferenças entre os dois grupos, sendo que o grupo com patologias cerebelares apresentou dismetrias sacádicas (hipermetrias e hipometrias), glíssades, sacádicos de correção e assimetrias nas respostas entre olhos direito e esquerdo. Conclui-se, a partir de tal fato, que o cerebelo possui importantes conexões neurais com o sistema sacádico e tem função na regulação da amplitude e da morfologia dos movimentos sacádicos dos olhos. Além disso, a eletronistagmografia, através da morfologia dos movimentos sacádicos, pode ser um importante meio para diagnóstico precoce de distúrbios da função cerebelar
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.05.2005

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      CAMPOS NETTO, Aloysio Augusto Tahan de. Movimentos sacádicos em indivíduos com alterações cerebelares. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Campos Netto, A. A. T. de. (2005). Movimentos sacádicos em indivíduos com alterações cerebelares (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Campos Netto AAT de. Movimentos sacádicos em indivíduos com alterações cerebelares. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Campos Netto AAT de. Movimentos sacádicos em indivíduos com alterações cerebelares. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ]


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024