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Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: ALVES, RITA DE CASSIA DIAS - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLL
  • DOI: 10.11606/D.8.2005.tde-20122022-114910
  • Assuntos: LINGUAGEM INFANTIL; PSICOLINGUÍSTICA; FONOLOGIA; VOCABULÁRIO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Entre os subsistemas da linguagem, a fonologia e o léxico são aqueles que podem ser observados por qualquer pessoa do convívio da criança logo no início do desenvolvimento. No entanto, sabemos que há diferentes maneiras de se considerar a linguagem infantil e, o que parece ser uma alteração para um, pode ser considerado normal para outro. Essa pesquisa teve por objetivo verificar a influência da fonologia e do vocabulário na percepção de educadoras sobre a comunicação de pré-escolares e contou com a participação de sete educadoras e 123 crianças divididas em: G1 (42 crianças de 3;0 a 3;11 anos), G2 (40 crianças de 4;0 a 4;11 anos) e G3 (41 crianças de 5;0 a 5;11 anos). A avaliadora perguntou a cada uma das educadoras quais crianças de sua sala elas julgavam ter alguma dificuldade de comunicação e porque. Em seguida fora aplicadas as provas de fonologia (Wertzner, 2000) e de vocabulário (Befi-Lopes, 2000) em todas as crianças da sala (as citadas e as não citadas pelas educadoras). Os resultados indicaram que, para cada faixa etária, a influência da fonologia e do vocabulário na percepção das educadoras se deu de maneira diferente. Uma relação mais próxima entre Fonoaudiologia e Educação se faz importante, uma vez que notamos a necessidade de se esclarecer o que é normal e o que não é mais aceito, para cada idade, no que se refere ao desenvolvimento da fonologia e do vocabulário
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.08.2005
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/D.8.2005.tde-20122022-114910 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ALVES, Rita de Cássia Dias. Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-20122022-114910/. Acesso em: 18 set. 2024.
    • APA

      Alves, R. de C. D. (2005). Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-20122022-114910/
    • NLM

      Alves R de CD. Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares [Internet]. 2005 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-20122022-114910/
    • Vancouver

      Alves R de CD. Fonologia e vocabulário na percepção de educadoras sobre comunicação de pré-escolares [Internet]. 2005 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-20122022-114910/

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