Arqueologia e educação: uma proposta de leitura do patrimônio (2005)
- Autores:
- Autor USP: MARQUES, DENISE CRISTINA PEIXOTO CATUNDA - MAE
- Unidade: MAE
- Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO (EDUCAÇÃO); EDUCAÇÃO EM MUSEUS; ARQUEOLOGIA (EDUCAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: O presente trabalho relata experiências educativas desenvolvidas com alunos e professores, de escolas públicas e privadas, em museus de três cidades: São Paulo, Botucatu e Itu. Essas ações, embora realizadas em diferentes momentos e em contextos diferenciados, possuem vários pontos em comum, tanto no aspecto do referencial teórico adotado quanto nas práticas metodológicas utilizadas. A partir dos acervos museológicos das diferentes instituições e de questões referentes ao patrimônio, na sua mais ampla acepção, foram elaboradas práticas educativas que buscavam oferecer experiências significativas para educadores e educandos. A análise e avaliação do processo de desenvolvimento desses projetos revelaram a necessidade de se propor estratégias educativas que explorem o potencial educativo da instituição museológica e compreendam a relação dessas com o contexto em que está inserida, ou seja, o meio ambiente natural e cultural. Também foi evidenciada a importância da adoção de uma visão interdisciplinar de educação que contemple, no processo de ensino-aprendizagem, a intensa rede de relações que o ser humano estabelece com o meio e com o outro. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta educativa que, utilizando-se como eixo a concepção de trilhas interpretativas, permita articular as temáticas da arqueologia, do museu e da educação ambiental.
- Imprenta:
- Data da defesa: 16.09.2005
-
ABNT
MARQUES, Denise Cristina Peixoto Catunda. Arqueologia e educação: uma proposta de leitura do patrimônio. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Marques, D. C. P. C. (2005). Arqueologia e educação: uma proposta de leitura do patrimônio (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Marques DCPC. Arqueologia e educação: uma proposta de leitura do patrimônio. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Marques DCPC. Arqueologia e educação: uma proposta de leitura do patrimônio. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Museu e educacao: reflexoes acerca de uma metodologia
- Conhecendo museus [da] Fundação José de Paiva Neto [comentários]
- Educação e Patrimônio: os museus como caminho
- Documentos de arquivo em museus e a educação
- Acervos de instituições museológicas e estratégias educativas
- Relatório de atividades referente ao Projeto Vitae: produção de material didático para o Museu Paulista da USP
- Relatório final referente ao Projeto Implemantação do Serviço de Atividades Educativas do Museu Paulista da USP
- Acervos de instituições museológicas e estratégias educativas
- Arqueologia , educacao e museu: o objeto enquanto instrumentalizacao do conhecimento
- Relação museu/escola: realidade e perspectivas
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas