Contraponto entre a leitura e a escrita de crianças durante os primeiros anos de aprendizagem escolar (2004)
- Authors:
- Autor USP: MALUF, MARIA REGINA - IP
- Unidade: IP
- Subjects: LEITURA; ESCRITA; AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM; ALFABETIZAÇÃO
- Language: Português
- Abstract: A pesquisa teve como objetivo comparar o desempenho em leitura e escrita, nos primeiros anos de escolarização, e as possíveis discrepâncias entre essas habilidades nas várias etapas de aquisição. Participaram 42 crianças de 7,6 anos a 10,5 anos, que cursavam a 2' ou 3' séries do ensino fundamental. O método utilizado foi a aplicação de tarefas de leitura e escrita de frases e textos, submetendo-se os dados a análises estatísticas e qualitativas. Os resultados mostraram que o desempenho em leitura estava mais avançado em relação à escrita. Esses achados foram comparados com os das mesmas crianças em estudo anterior, quando cursavam a 1' ou 2' séries: neste a escrita das iniciantes tendeu a ser melhor do que a leitura, enquanto que a leitura mostrou-se mais avançada que a escrita na etapa posterior. Segundo a literatura, esse resultado pode ser explicado em função da ortografia, que dificulta mais a escrita do que a leitura. Conclui-se que ler e escrever envolvem habilidades complexas e distintas e a aquisição de uma não implica aquisição da outra na mesma proporção, o que sugere que no ensino sejam utilizadas metodologias que garantam o desenvolvimento especifico de cada uma dessas habilidades
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Psicologia da Educação
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 18, n. 1, p. 55-75, 2004
-
ABNT
ZANELLA, Maura Spada e MALUF, Maria Regina. Contraponto entre a leitura e a escrita de crianças durante os primeiros anos de aprendizagem escolar. Psicologia da Educação, v. 18, n. 1, p. 55-75, 2004Tradução . . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Zanella, M. S., & Maluf, M. R. (2004). Contraponto entre a leitura e a escrita de crianças durante os primeiros anos de aprendizagem escolar. Psicologia da Educação, 18( 1), 55-75. -
NLM
Zanella MS, Maluf MR. Contraponto entre a leitura e a escrita de crianças durante os primeiros anos de aprendizagem escolar. Psicologia da Educação. 2004 ; 18( 1): 55-75.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Zanella MS, Maluf MR. Contraponto entre a leitura e a escrita de crianças durante os primeiros anos de aprendizagem escolar. Psicologia da Educação. 2004 ; 18( 1): 55-75.[citado 2024 abr. 23 ] - Alfabetização na pré-escola: conceitos e pre-conceitos
- Resumos de artigos sobre pre-escola publicados em periodicos brasileiros: 1988-1989 (complemento do levantamento anterior, 1979 a 1987)
- Desenvolvimento e / ou aprendizagem ? implicacoes dessa relacao teorica na producao do sucesso ou fracasso escolar
- Problemas e avancos da ciencia da psicologia no brasil
- Antigos e novos problemas na formação do psicólogo brasileiro
- Problemas centrais na formação do psicólogo brasileiro
- O professor de terceira e quarta séries do ensino fundamental como mediador entre o aluno e a leitura: estudo realizado no município de Porto Velho
- Desenvolvimento sociocognitivo e da linguagem
- La psicología educativa: perspectivas ante el próximo siglo
- Psicologia escolar: novos olhares e o desafio das práticas
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas