Ensino de enfermagem baseado em competências: uma pesquisa bibliográfica sobre a produção científica brasileira da última década (2005)
- Authors:
- USP affiliated authors: OLIVEIRA, MARIA AMELIA DE CAMPOS - EE ; EGRY, EMIKO YOSHIKAWA - EE ; FONSECA, ROSA MARIA GODOY SERPA DA - EE
- Unidade: EE
- Subjects: COMPETÊNCIA PROFISSIONAL (EDUCAÇÃO); ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: As perspectivas atuais de educação no cenário internacional enfocam o ensino baseado em competências, com a finalidade de formar profissionais críticos e reflexivos que possam enfrentar e atender às necessidades colocadas pela realidade social. Entretanto, o ensino baseado em competências tem assumido diferentes concepções de acordo com o referencial teórico adotado. A discussão sobre a temática no Brasil vem ocorrendo na última década, após a promulgação da Lei de Diretrizes da Educação (LDB), em 1996. Na Enfermagem, As competências foram explicitadas nas Diretrizes Curriculares para o Ensino Superior em Enfermagem, homologadas em 2001. O desafio do ensino por competências na Enfermagem é a aproximação da formação do profissional às necessidades de saúde dos grupos sociais alvos do cuidado. Nesse sentido, torna-se fundamental que a produção do checimento e a discussão acerca da temática sejam ampliadas. O trabalho objetiva levantar a produção de conhecimento acerca do Ensino de Enfermagem baseado em Competências, na última década. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: LILACS, BDENF, UNIBIBLI e Perienf, disponíveis on-line. Utilizou-se o descritor "Educaçção baseada em competências" e palavras-chave: "Competências", "enfermagem" e "educação", cruzadas para o refinamento da pesquisa. Após o levantamento, foi realizado uma leitura exploratória dos resumos, selecionando-se os trabalçhos pertinentes à temática com base nos seguintes critérios: ano depublicação de 1994 a 2005; trabalhos com resumos dispóníveis on-line; trabalhos com referência à educação baseada em competências em enfermagem no ensino superior em âmbito nacional; e trabalhos publicados em língua portuguesa. Os trabalhos selecionados foram classificados por base de dados, ano e tipo de publicação e referencial teórico de competências utilizado. Foram encontrados 106 trabalhos, dos quais foram selecionados 31. Sete trabalhos ) foram publicados no LILACS, quatro na BDENF, oito na Unibibli e doze na Perienf. A maior parte foi publicada entre os anos de 2002 e 2005 (27 trabalhos). O tipo de publicação mais freqüente foi o artigo (21). Em relação ao referencial teórico de competências utilizado: 16 trabalhos apenas citaram o termo competências sem explicitar o referencial teórico adotado; três explicitaram, mas não definem o referencial teórico adotado; e doze trabalhos definem e explicitam o referencial teórico adotado, dos quais a maior parte (11 trabalhos) desenvolve a abordagem por competências de Phillipe Perrenoud (1999). Conclui-se que os trabalhos científicos encontrados sobre a temática são recentes não sendo quantitativamente expressivos. Entretanto, as discussões referentes ao tema são amplamente trabalhadas, principalmente, nos Senaden(s) - Seminários Nacionais de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. Destaca-se o número de artigos em relação aos outros tipos de publicação, já que a maior parte dos trabalhos científicosdesenvolvidos - teses ou dissertações - são, em sua maioria, publicados como artigos. A maior parte não explicita o referencial teórico utilizado e os que explicitam utilizam a abordagem de Phillipe perrenoud. Isso mostra a ampliação do referencial teórico na enfermagem. Propõ-se a leitura integral dos trabalhos para análise mais precisa e levantamento bibliográfico em outros bancos de dados
- Imprenta:
- Publisher: ABEn-Seção RN
- Publisher place: Natal
- Date published: 2005
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem no Brasil
-
ABNT
LEONELLO, Valeria Marli et al. Ensino de enfermagem baseado em competências: uma pesquisa bibliográfica sobre a produção científica brasileira da última década. 2005, Anais.. Natal: ABEn-Seção RN, 2005. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Leonello, V. M., Oliveira, M. A. de C., Egry, E. Y., & Fonseca, R. M. G. S. da. (2005). Ensino de enfermagem baseado em competências: uma pesquisa bibliográfica sobre a produção científica brasileira da última década. In Anais. Natal: ABEn-Seção RN. -
NLM
Leonello VM, Oliveira MA de C, Egry EY, Fonseca RMGS da. Ensino de enfermagem baseado em competências: uma pesquisa bibliográfica sobre a produção científica brasileira da última década. Anais. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Leonello VM, Oliveira MA de C, Egry EY, Fonseca RMGS da. Ensino de enfermagem baseado em competências: uma pesquisa bibliográfica sobre a produção científica brasileira da última década. Anais. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] - Como está sendo investigada e avaliada a qualidade de vida de cuidadores familiares
- Reconhecer as necessidades de saúde do território: um desafio para uma Unidade de Saúde da Família do interior paulista
- Revisão integrativa da literatura brasileira sobre o agente comunitário de saúde
- Considerações a respeito da saúde coletiva
- Consideraciones sobre salud coletiva
- Trabalhadores da saúde mental frente ao processo de reforma psiquiátrica: revisão de literatura
- Avaliação de perdas funcionais e dependência em idosos: uma pesquisa bibliográfica
- Uso e abuso de drogas entre universitários e gênero: pesquisa bibliográfica
- O ensino de enfermagem em saúde coletiva
- A produção científica sobre avaliação de competências para o reconhecimento e enfrentamento das necessidades de saúde das famílias
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas