Exportar registro bibliográfico

O mundo é o lugar: um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: FURTADO, LUIZA DE MARILAC VASCONCELOS - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: ASTRONOMIA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO E APRENDIZAGEM; CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  • Language: Português
  • Abstract: Neste trabalho pretendemos discutir a formação de professores a partir do processo de aprendizagem, para tanto tivemos como objetivo analisar as representações dos professores sobre o conceito de movimento, associado aos fenômenos astronômicos: dia/noite, estações do ano e fases da lua. Tivemos como questão principal verificar como uma atividade didática pode provocar mudanças epistemológicas nos professores com impacto na sua prática. A investigação tem por finalidade discutir a aprendizagem docente frente às propostas inovadoras de ensino, assentado nos estudos do Movimento das Concepções Alternativas (MCA) e, portanto,) com enfoque construtivista, discutidas à luz da epistemologia bachelardiana e piagetiana. No que tange às proposta para o ensino de Ciência e Geografia focalizaremos alguns pontos tentando problematizar as dificuldades que podem ser encontradas, tanto à luz da reflexão metodológica qualitativa (LUDKE & ANDRÉ, 1986) bem como de uma abordagem interpretativa (ERICKSON, 1989). Concluiremos tecendo recomendações para a ação pedagógica na formação docente que, acreditamos deva partir do entendimento do processo cognitivo e epistemológico que constitui a base de sustentação do conhecimento docente
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 06.07.2005

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FURTADO, Luiza Marilac Vasconcelos. O mundo é o lugar: um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Furtado, L. M. V. (2005). O mundo é o lugar: um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Furtado LMV. O mundo é o lugar: um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Furtado LMV. O mundo é o lugar: um estudo das representações dos professores sobre os fenômenos astronômicos. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024