Exportar registro bibliográfico

Materiais instrucionais para o ensino a distância: estudo sobre a aplicação da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel na produção de conteúdos para cursos via Internet (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: LANGHI, CELI - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; INTERNET
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho investigou se a instrução e a produção de conteúdos para o ensino a distância via Internet, elaborados de acordo com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, aumentam os resultados de aprendizagem quando comparados a um conteúdo elaborado de forma tradicional, com informações organizadas conforme aparecem nos livros. Foi utilizada uma amostra mista (conveniência e julgamento) composta de 107 sujeitos. Os instrumentos para coleta de dados foram materiais instrucionais e exercícios para solução de problema. Foram criados três tipos de materiais instrucionais sendo: um de forma tradicional, um elaborado de acordo com as prescrições de Ausubel, mas sem organizador prévio e um também elaborado de acordo com as orientações de Ausubel e que contém um organizador prévio. Esses materiais foram compostos por ficha de inscrição, pré-teste, conteúdo, pós-teste e avaliação sobre o material instrucional. Os exercícios para solução de problema consistiram em perguntas sobre a aplicação do conteúdo e também sobre o conteúdo de cada material instrucional. Os resultados indicaram que os materiais instrucionais com conteúdo elaborado de acordo com as prescrições de Ausubel, e com organizador prévio no início do processo de aprendizagem apresentaram melhores resultados de aprendizagem do que os outros materiais instrucionais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 01.04.2005

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LANGHI, Celi. Materiais instrucionais para o ensino a distância: estudo sobre a aplicação da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel na produção de conteúdos para cursos via Internet. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Langhi, C. (2005). Materiais instrucionais para o ensino a distância: estudo sobre a aplicação da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel na produção de conteúdos para cursos via Internet (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Langhi C. Materiais instrucionais para o ensino a distância: estudo sobre a aplicação da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel na produção de conteúdos para cursos via Internet. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Langhi C. Materiais instrucionais para o ensino a distância: estudo sobre a aplicação da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel na produção de conteúdos para cursos via Internet. 2005 ;[citado 2024 abr. 23 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024