Exportar registro bibliográfico

A interpretação da imagem: subsídios para o ensino de arte (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: MOREIRA, TEREZINHA MARIA LOSADA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CAP
  • Subjects: ARTE-EDUCAÇÃO; LINGUAGEM; IMAGEM (ARTES)
  • Language: Português
  • Abstract: O tema desta pesquisa é a interpretação da imagem e seu objetivo elaborar estratégias de ensino para desenvolver esta habilidade no aluno. Para isso foram adotados alguns fundamentos teóricos baseados nas teorias da linguagem: os princípios cognitivos da semiótica peirceana, a teoria da representação visual de Gombrich e as discussões de Wolfgang Iser sobre o efeito estético. Uma das idéias centrais de todas essas teorias é a relação entre significado e contexto, como também ocorre na Abordagem Triangular para o ensino de arte desenvolvida por Ana Mae Barbosa. Essas idéias fundamentam os dois conjuntos de oficinas pedagógicas apresentados na segunda parte do trabalho. O primeiro, Olhar Sincrônico, se baseia em conceitos oriundos das teorias da linguagem (Peirce e Jakobson), os quais são aplicados para interpretar todo tipo de imagem, tal como elas se apresentam para o estudante, de acordo com suas próprias referencias culturais. O outro, Olhar Diacrônico, realiza uma leitura histórica da arte ocidental hegemônica, adotando os conceitos de diferentes autores (Gombrich, Wõlfflin, Ostrower, Hauser, Arendt). Em ambos os casos, ao invés de apresentar interpretações já feitas aos estudantes, a principal estratégia de ensino adotada foi oferecer apenas alguns conceitos-chave desenvolvidos por esses autores, para ajudá-los a fazer suas próprias interpretações sobre a arte e demais signos da cultura visual.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 08.04.2005

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      MOREIRA, Terezinha Maria Losada. A interpretação da imagem: subsídios para o ensino de arte. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Moreira, T. M. L. (2005). A interpretação da imagem: subsídios para o ensino de arte (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Moreira TML. A interpretação da imagem: subsídios para o ensino de arte. 2005 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Moreira TML. A interpretação da imagem: subsídios para o ensino de arte. 2005 ;[citado 2024 set. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024