Quem sou eu? Quem é você? Será que a gente pode se entender?: as representações no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (2005)
- Autores:
- Autor USP: SANTOS, HELADE SCUTTI - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLM
- Assuntos: LÍNGUA ESPANHOLA (ESTUDO E ENSINO); APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
- Idioma: Português
- Resumo: A partir de uma pesquisa empírica com estudantes de espanhol de diferentes estágios e distintas instituições e modalidades de ensino, este trabalho procura traçar as principais representações que brasileiros, aprendizes de espanhol como língua estrangeira, têm de si mesmos e do outro -neste caso, especificamente espanhóis e argentinos-, bem como da própria língua e da língua que estão estudando -neste caso o espanhol, especialmente nas variedades faladas na Espanha e na Argentina. A partir das respostas dadas aos testes formulados, faz-se uma análise semântico-enunciativa tanto da adjetivação quanto das construções sintático-discursivas mais recorrentes nos enunciados produzidos pelos estudantes. Esta análise se apóia teoricamente sobre os modelos da teoria da enunciação e da análise do discurso e permite, após passar por diferentes níveis, chegar às principais representações e identificar um modo de enunciar marcado por contornos e evasivas, que evita a afirmação direta e taxativa, razão pela qual foi classificado como oblíquo. Por fim, considerando que a linguagem tem para o sujeito uma dimensão social e outra afetiva, dimensões essas que põem em jogo sua identidade/alteridade social e lingüística, procura-se formular hipóteses sobre a relação que há entre as representações e a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Sendo assim, tanto as materialidades lingüísticas do português e do espanhol postas em contato quanto o imaginário brasileirosobre cada uma das línguas e sobre seus falantes devem ser responsáveis por certas respostas no encontro com o estrangeiro e na aprendizagem de sua língua
- Imprenta:
- Data da defesa: 24.06.2005
-
ABNT
SANTOS, Hélade Scutti. Quem sou eu? Quem é você? Será que a gente pode se entender?: as representações no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20022006-113838/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Santos, H. S. (2005). Quem sou eu? Quem é você? Será que a gente pode se entender?: as representações no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20022006-113838/ -
NLM
Santos HS. Quem sou eu? Quem é você? Será que a gente pode se entender?: as representações no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20022006-113838/ -
Vancouver
Santos HS. Quem sou eu? Quem é você? Será que a gente pode se entender?: as representações no ensino/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-20022006-113838/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas