Diagnóstico em linguagem do adulto: instrumentos (2004)
- Autor:
- Autor USP: CALDANA, MAGALI DE LOURDES - FOB
- Unidade: FOB
- Subjects: LINGUAGEM; LESÃO CEREBRAL CRÔNICA
- Language: Português
- Abstract: A afasia pode ser definida como sendo uma perda total e/ou parcial da linguagem oral e/ou escrita, podendo acometer a expressão e/ou a compreensão, decorrente de um dano cerebral. O acometimento cerebral pode ser de diferentes fatores etiológicos e se instalarem de forma abrupta, como um Acidente Vascular do tipo Isquêmico ou Hemorrágico, um Traumatismo Crânio Encefálico, um Aneurisma Cerebral; mas também pode ter um desenvolvimento lento, como nos Tumores Cerebrais. O diagnóstico fonoaudiológico é estabelecido segundo o comportamento lingüístico observado no paciente e, é diferente do diagnóstico médico que se baseia na afecção. Existem hoje, vários tipos de testes para a avaliação da afasia, esses testes procuram identificar e quantificar as alterações, possibilitando a análise dos achados, e a interpretação dos mecanismos de erros e acertos, fundamentando a intervenção terapêutica. Na aplicação dos testes de afasia devem ser considerados três objetivos gerais que são: diagnosticar a presença e o tipo de afasia, realizar a avaliação ao longo do tempo e avaliar as dificuldades e área preservada. A avaliação pode ser realizada a qualquer momento após a lesão cerebral, e quando realizada na fase aguda permite estudar a freqüência das afasias e a organização da linguagem no cérebro. O processo de avaliação fonoaudiológica deve abranger todas as modalidades da linguagem, que envolve a compreensão e a expressão da linguagem oral e escrita, possibilitando no final dainvestigação a descrição da semiologia afásica. Porém, não deve ser menos valorizada a avaliação dos aspectos não lingüísticos, que possibilita uma melhor compreensão do déficit e conseqüentemente do direcionamento do processo de reabilitação. Ao final da investigação fonoaudiológica deve ser descrita qualitativamente as dificuldades da comunicação, assim como, as habilidades preservadas. Assim, é fundamental conhecer o nível de rendimento do paciente ) em cada modalidade de linguagem e é este conhecimento que levará o profissional a ter um ponto de partida para selecionar materiais e estruturar um programa individual de trabalho. Nesta apresentação serão apresentados alguns instrumentos padronizados para a avaliação de linguagem em lesionados cerebrais adultos
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
- ISSN: 1807-3115
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, 2004. Suplemento especial
- Conference titles: Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia
-
ABNT
CALDANA, Magali de Lourdes. Diagnóstico em linguagem do adulto: instrumentos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: SBFa. . Acesso em: 19 set. 2024. , 2004 -
APA
Caldana, M. de L. (2004). Diagnóstico em linguagem do adulto: instrumentos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. São Paulo: SBFa. -
NLM
Caldana M de L. Diagnóstico em linguagem do adulto: instrumentos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2004 ; 9[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Caldana M de L. Diagnóstico em linguagem do adulto: instrumentos. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2004 ; 9[citado 2024 set. 19 ] - Elaboração de um website sobre as alterações fonoaudiológicas na Doença de Parkinson
- Estudo de caso: afasia
- Intervenção Fonoaudiológica utilizando o método melódico na afasia de Broca - relato de caso
- Alterações de linguagem oral e linguagem escrita em pacientes afásicos: caracterização e correlação
- Fonoaudiologia e cidadania I: projetos de extensão Projeto USP em Rondonia
- Pragmática: estudo de caso
- Grupo de orientação para pais de pacientes em atendimento fonoaudiológico
- O perfil fonoaudiológico das famílias atendidas no programa PSF-Universidade da FOB/USP
- Apresentação de uma proposta terapêutica para afásicos centrada na terapia melódica
- Atuação fonoaudiológica pós acidente vascular encefálico com lesão de ponte: relato de caso
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas