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O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre o uso dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: TELLES, EDNA DE OLIVEIRA - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: CRIANÇAS (EDUCAÇÃO); ENSINO FUNDAMENTAL; GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS); INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar os significados de gênero presentes nas relações entre as crianças e destas com as pessoas adultas nos diversos tempos escolares. Trata-se de uma etnografia educacional que priorizou como campo de pesquisa uma classe de quarto ano do ciclo I (antigo primário) da escola pública municipal "Carlos Drummond", na cidade de São Paulo. Na dissertação, os significados de gênero são discutidos a partir do diálogo com diversos autores/as, entre eles Scott, Connell, Nicholson, Giroux, Apple, Enguita e Thorne. A análise dos tempos escolares, que pretende evidenciar como a organização escolar concorre para uma disciplinarização pautada na construção de corpos escolarizados, tem a perspectiva foucaultiana como base. Da investigação, que foi desenvolvida em campo no decorrer de todo um ano letivo, constaram: observações sistemáticas do cotidiano dos tempos escolares, entrevistas semi-estruturadas realizadas com as crianças, questionários dirigidos a suas famílias e a sua professora, estudo de documentações acerca da escola. A análise de todo o material coletado nesse processo) , em que as crianças foram vistas como personagens centrais e tiveram valorizadas suas experiências e opiniões, mostra como se produzem e reproduzem estereótipos de gênero pautados nas relações de poder na escola. Demonstra, no entanto, que esse poder não é unilateral, que as crianças não necessariamente internalizam os estereótipos de que sãovítimas em suas condições de gênero, raçaetnia, idade e classe social, reproduzindo-os em suas relações, mas opõem-se a eles, contestando-os e desenvolvendo formas de oposição. Foi possível destacar, ainda, que a organização dos tempos escolares, em sua extrema preocupação com o exercício do controle e da disciplinarização, não contempla a diversidade e a dinâmica dos diversos ritmos e significados vivenciados pelos alunos e pelas alunas na escola, avaliando-os as com parâmetros distantes de sua realidade. Assim, ao contrário do desejado, tornou-se evidente também a ausência de um questionamento crítico sobre a organização dos tempos na escola, sobre gênero e poder, revelando ) que o pensamento educacional tem dificuldade para acompanhar as mudanças históricas e a dinâmica das relações sociais, bem como a transformação das mesmas, o que muitas vezes o impede de contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.04.2005
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      TELLES, Edna de Oliveira. O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre o uso dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022015-114010/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Telles, E. de O. (2005). O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre o uso dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022015-114010/
    • NLM

      Telles E de O. O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre o uso dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022015-114010/
    • Vancouver

      Telles E de O. O verso e o reverso das relações escolares: um olhar de gênero sobre o uso dos tempos em uma escola municipal da cidade de São Paulo [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022015-114010/


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