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Melhoramento do homem, do animal e da semente: o projeto político pedagógico da ESAV (1920-1948), organização e funcionamento (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: AZEVEDO, DENILSON SANTOS DE - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: UNIVERSIDADE; EDUCAÇÃO AGRÍCOLA; HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • Language: Português
  • Abstract: Trata-se de uma pesquisa histórica a respeito do trabalho pedagógico implementado durante o processo de constituição e consolidação da Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais, no período compreendido entre 1920 e 1948, cuja semeadura dará frutos que até hoje permanecem sendo cultivados, de modo tradicional ou inovado, na Universidade Federal de Viçosa, em diversas atividades e iniciativas criadas nos seus primeiros anos de fundação, e que irão forjar o ethos do esaviano, entendido como o conjunto de traços característicos pelos quais um grupo se individualiza e se diferencia dos outros, a partir de uma série de ações pedagógicas e disciplinares de inculcação de habitus. Com base na pesquisa de fontes primárias, secundárias e orais, será analisado os principais condicionantes sociais, econômicos, culturais e políticos que irão propiciar a criação desse estabelecimento de ensino. A adoção do modelo de ensino agrícola norte-americano, de caráter aplicado e utilitário, calcado no "aprender fazendo", na articulação entre "ciência e prática" e com ênfase nas atividades e serviços) de extensão, atesta a principal finalidade da escola, que era a de "melhorar o homem, o animal e a semente" com o intuito de contribuir para a reforma social no meio rural, através da difusão de conhecimentos e técnicas, para aumentar a produtividade e a diversidade da produção agropecuária. A consecução desse projeto apresentará algumas inovações noâmbito da gestão administrativa e pedagógica, que serão, de certo modo, afetados pela política estadual de contenção no repasse de verbas e pela padronização do ensino agrícola, empreendido pelo governo federal ao longo da "Era Vargas". Não obstante esses reveses, a instituição manterá boa parte dos fundamentos de sua concepção original, uma vez que as bases e instâncias de organização do trabalho e de realização da ação pedagógica no estabelecimento não sofrerão alterações substanciais, sobretudo em virtude da permanência do regime de responsabilidade ) pessoal, como a essência do regime disciplinar e de inculcação de habitus instituídos junto aos diferentes sujeitos vinculados com a Escola e que deixaram marcas significativas na constituição do ethos institucional
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.04.2005

  • How to cite
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    • ABNT

      AZEVEDO, Denílson Santos de. Melhoramento do homem, do animal e da semente: o projeto político pedagógico da ESAV (1920-1948), organização e funcionamento. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Azevedo, D. S. de. (2005). Melhoramento do homem, do animal e da semente: o projeto político pedagógico da ESAV (1920-1948), organização e funcionamento (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Azevedo DS de. Melhoramento do homem, do animal e da semente: o projeto político pedagógico da ESAV (1920-1948), organização e funcionamento. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Azevedo DS de. Melhoramento do homem, do animal e da semente: o projeto político pedagógico da ESAV (1920-1948), organização e funcionamento. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ]

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