A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa (2005)
- Authors:
- Autor USP: FREITAS, DIRCE NEI TEIXEIRA DE - FE
- Unidade: FE
- Subjects: AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; POLÍTICA EDUCACIONAL; ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; ENSINO FUNDAMENTAL
- Language: Português
- Abstract: Esta pesquisa abordou o tema avaliação da educação básica no Brasil ao procurar resposta para a pergunta: como a avaliação em larga escala emergiu, firmou-se e operou enquanto ação educativa estatal, na regulação da educação básica brasileira? O objetivo do estudo foi explicitar a dimensão normativa, pedagógica e educativa da regulação estatal pela via da avaliação, no período 1988-2002. Para tanto, realizou-se investigação de natureza qualitativa e orientada por princípios dialéticos, utilizando-se de um corpus documental que foi submetido a exame com enfoque da análise de conteúdo. Buscou-se, principalmente em Antônio Gramsci, Bob Jessop e Ralph Miliband, os conceitos e as noções que referenciaram a investigação, as análises e as interpretações. Num primeiro momento, investigou-se o processo de emergência da avaliação como questão de interesse para o governo da educação básica, analisando-se o tratamento dado, no período 1930-1988, ao tema "avaliação) educacional" na pesquisa em educação, na legislação e no planejamento educacional. Verificou-se que o interesse pela avaliação em larga escala, impulsionado pelas experiências de aferição externa do rendimento dos alunos e pelos estudos de desempenho do ensino nos anos 1980, culminou na articulação de "medida-avaliação-informação" educacional. Constatou-se que, no Brasil, a avaliação em larga escala surgiu como estratégia de governo da educação básica resultante da ação política, institucional e administrativado Estado central. Num segundo momento, investigou-se o processo que gerou a força normativa do complexo de "medida-avaliação-informação", considerando-se primeiro as medidas jurídico-legais e político-administrativas do Estado central na implementação desse complexo no período 1988-2002 e, a seguir, as estratégias (discursiva, publicitária, de aliança, de negociação e de aproximações) de agentes estatais e seus interlocutores. Verificou-se que a avaliação em larga escala se firmou com a produção de normas e, principalmente, com a execução de iniciativas de regulação avaliativa. Tiveram importante papel ) nesse processo alguns agentes estatais e os indivíduos que se qualificaram para a interlocução com o INEP e o MEC. Finalmente, foram investigadas as dimensões pedagógica e educativa da atuação estatal, sendo esta considerada na perspectiva do movimento de centralização-internacionalização da regulação educacional. Constatou-se que o Estado-avaliador operou (e opera) uma ação educativa (formativa) por meio de um conjunto de medidas pedagógicas, encontrando nestas um veio de sua própria consolidação e aperfeiçoamento. A interpretação dos dados levou a concluir que a regulação avaliativa vincula-se a projetos hegemônicos na sociedade e que as perspectivas de aprimoramento do Estado-avaliador, no Brasil, não prescindem da avaliação dos princípios educativos que o dirigem e da pedagogia que empreende
- Imprenta:
- Data da defesa: 18.03.2005
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ABNT
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Freitas, D. N. T. de. (2005). A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Freitas DNT de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ] -
Vancouver
Freitas DNT de. A avaliação da educação básica no Brasil: dimensão normativa, pedagógica e educativa. 2005 ;[citado 2024 mar. 29 ]
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