Exportar registro bibliográfico

Ensino de ciências e formação da autonomia moral (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: SOUZA, LUCIANA SEDANO DE - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); TRABALHO EM GRUPO; ENSINO E APRENDIZAGEM; COMPORTAMENTO NA SALA DE AULA
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente estudo pesquisou acerca das atitudes de alguns alunos em situação de trabalho em grupo. Analisamos quatro grupos de trabalho de duas escolas públicas da zona Oeste de São Paulo. Os grupos analisados pertenciam ao 3° e 4° ano do Ensino Fundamental e participavam de uma aula de Ciências que utilizava a metodologia das atividades de Conhecimento Físico, mais especificamente, "O Problema do Submarino". Nas atividades de Conhecimento Físico, os alunos - em grupo - são convidados a resolver um problema físico através da experimentação. A partir da resolução do problema, estes alunos discutem, argumentam) e, na maioria dos casos observados, chegam até à explicação do fenômeno físico apresentado. Nossa pesquisa analisou registros em vídeo e transcrição do momento em que os alunos trabalhavam em grupo para a resolução do "Problema do Submarino". Buscamos, nestes dados, episódios de ensino que apontassem atitudes de interação, participação, cooperação, descentração e também atitudes de convivência com valores (opiniões ou atitudes) antagônicos e conflitantes. A partir da análise das relações presentes nestes grupos, podemos indicar a importância do trabalho em grupo para a formação da autonomia moral
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 31.03.2005

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOUZA, Luciana Sedano de. Ensino de ciências e formação da autonomia moral. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Souza, L. S. de. (2005). Ensino de ciências e formação da autonomia moral (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Souza LS de. Ensino de ciências e formação da autonomia moral. 2005 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Souza LS de. Ensino de ciências e formação da autonomia moral. 2005 ;[citado 2024 set. 19 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024