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A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón: El divino Orfeo, Andrómeda y Perseo (2005)

  • Authors:
  • Autor USP: BAZZONI, CLAUDIO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • DOI: 10.11606/T.8.2005.tde-05072005-221158
  • Subjects: TEATRO (LITERATURA); AUTOS (GÊNERO)
  • Language: Português
  • Abstract: A maioria dos estudos sobre os autos sacramentais realizados ao longo da história não considera as teorias retórico-poéticas que na época de Calderón forneciam as regras e os modelos para as práticas de representação. Assim, o valor e a significação do drama sacramental foi mudando de acordo com as concepções, condicionamentos e pressupostos dos leitores de cada momento da história. O objetivo desta pesquisa é reconstruir o sistema de representação que os autos sacramentais integravam. Os dramas sacramentais colocavam em cena a sacralidade da teologia-política cristã contra-reformista. Eram definidos por Calderón como "sermones puestos en verso" que apresentavam sempre o mesmo assunto: a Redenção e a Eucaristia. Por serem "sermões", é possível relacionar alguns dos elementos constitutivos do auto sacramental aos conceitos predicáveis, um modo agudo de apresentar a palavra divina que, segundo os tratados de eloqüência sacra, os pregadores do século XVII usavam para maravilhar o público. Os autos sacramentais são representações alegóricas. Para Calderón, assim como para Ficino, Pico de la Mirandola e outros humanistas, as verdades cristãs estavam presentes em todas as tradições e em todos os tempos. Em El divino Orfeo e Andrómeda y Perseo, dois autos sacramentais mitológicos, o autor madrileno desloca para textos de ficção os princípios interpretativos dos Padres da Igreja medieval, fazendo com que mitos cristianizados, decorosamente, ensinem ao público a ética e a política fundamentadas nas autoridades e deleitem-no com a engenhosidade das metáforas
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 15.03.2005
  • Acesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.8.2005.tde-05072005-221158 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
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    • ABNT

      BAZZONI, Claudio. A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón: El divino Orfeo, Andrómeda y Perseo. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Bazzoni, C. (2005). A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón: El divino Orfeo, Andrómeda y Perseo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/
    • NLM

      Bazzoni C. A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón: El divino Orfeo, Andrómeda y Perseo [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/
    • Vancouver

      Bazzoni C. A teatralização retórica dos autos sacramentais mitológicos de Calderón: El divino Orfeo, Andrómeda y Perseo [Internet]. 2005 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-05072005-221158/

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