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Escola pública, ação dialógica e ação comunicativa: a radicalidade democrática em Paulo Freire e Jürgen Habermas (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: GARCIA, BIANCO ZALMORA - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: ESCOLA PÚBLICA; DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO; EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: A reflexão sobre a possibilidade de se implementar processos permanentes de democratização radical da escola pública articulados a um projeto emancipatório comprometido com a formação da cidadania democrática e com as lutas sociais mais amplas na sociedade remete necessariamente à reconceituação crítica dos fundamentos ético-normativos da práxis social que deve ser realizada pelos sujeitos de ação em todas as dimensões do cotidiano escolar. Neste sentido, por meio de uma análise comparada interpretativa de caráter eminentemente conceitual, esta pesquisa procura compreender) as aproximações e convergências das elaborações teóricas desenvolvidas por Paulo Freire sobre a substantividade democrática inerente ao conceito de ação dialógica e por Jürgen Habermas sobre a reconstrução discursiva do conceito de esfera pública democrática relativa à ação comunicativa, tendo por objetivo destacar um crivo analítico do pensamento destes dois autores que permita o delineamento de questões significativas sobre a reinvenção democrática da escola pública
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 04.02.1999

  • Como citar
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    • ABNT

      GARCIA, Bianco Zalmora. Escola pública, ação dialógica e ação comunicativa: a radicalidade democrática em Paulo Freire e Jürgen Habermas. 2005. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Garcia, B. Z. (2005). Escola pública, ação dialógica e ação comunicativa: a radicalidade democrática em Paulo Freire e Jürgen Habermas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Garcia BZ. Escola pública, ação dialógica e ação comunicativa: a radicalidade democrática em Paulo Freire e Jürgen Habermas. 2005 ;[citado 2024 abr. 16 ]
    • Vancouver

      Garcia BZ. Escola pública, ação dialógica e ação comunicativa: a radicalidade democrática em Paulo Freire e Jürgen Habermas. 2005 ;[citado 2024 abr. 16 ]

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