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Efeitos de diferentes histórias com reforçamento positivo sobre o desamparo aprendido em ratos (2005)

  • Autores:
  • Autor USP: LIMA, RAQUEL SCARPA GEBARA GARCIA DE - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSE
  • Assuntos: DESAMPARO APRENDIDO; IMUNIZAÇÃO; ANÁLISE DO COMPORTAMENTO; APRENDIZAGEM
  • Idioma: Português
  • Resumo: A exposição a eventos aversivos incontroláveis prejudica uma posterior aprendizagem operante, sendo esse efeito denominado desamparo aprendido. Contudo, a exposição do organismo a estímulos aversivos controláveis, previamente aos incontroláveis, impede o aparecimento do desamparo. Tal efeito "preventivo" recebe o nome de imunização. Este experimento teve como objetivo investigar se a exposição repetida a reforçadores positivos, liberados sob diferentes contingências de reforçamento antes da exposição a estímulos aversivos incontroláveis, pode produzir a imunização ao desamparo. Foram utilizados 48 sujeitos (ratos Wistar, machos), divididos em seis grupos (n=8), que passaram por três fases: pré-tratamento, treino e teste. O pré-tratamento envolveu a exposição de três grupos a diferentes esquemas de reforçamento positivo, com água como reforço: CRF, FR6 ou um múltiploconcorrente FR6/extinção. Um quarto grupo recebeu a liberação de água de maneira não-contingente, com a mesma distribuição do grupo FR6. Os demais grupos permaneceram no biotério. Na fase de treino, esses animais (e um dos grupos que não foram pré-tratados) receberam 60 choques incontroláveis. Vinte e quatro horas após, todos os sujeitos foram testados sob uma contingência de fuga. O que se obteve foi que os sujeitos expostos apenas aos choques incontroláveis (CHI) apresentaram desamparo, enquanto que os sujeitos que só passaram pelo teste de fuga (ingênuos) aprenderam a resposta de fuga. Os quatrogrupos que passaram pelo pré-tratamento tiveram um desempenho intermediário, ou seja, latências de fuga mais baixas que os animais CHI porém mais altas que os ingênuos, sem alteração das mesmas ao longo da sessão (ausência de curva de aprendizagem de fuga). Esses resultados indicam que exposição prévia a eventos apetitivos (controláveis ou não) produziu imunização parcial ao desamparo, sem distinção entre as contingências manipuladas. ) Esses resultados sugerem a baixa generalidade do efeito de imunização com reforço positivo, além de apontarem para dificuldades metodológicas quanto ao estabelecimento da incontrolabilidade utilizando-se estímulos apetitivos consumatórios
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.02.2005

  • Como citar
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    • ABNT

      LIMA, Raquel Scarpa Gebara Garcia de. Efeitos de diferentes histórias com reforçamento positivo sobre o desamparo aprendido em ratos. 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. . Acesso em: 18 abr. 2024.
    • APA

      Lima, R. S. G. G. de. (2005). Efeitos de diferentes histórias com reforçamento positivo sobre o desamparo aprendido em ratos (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lima RSGG de. Efeitos de diferentes histórias com reforçamento positivo sobre o desamparo aprendido em ratos. 2005 ;[citado 2024 abr. 18 ]
    • Vancouver

      Lima RSGG de. Efeitos de diferentes histórias com reforçamento positivo sobre o desamparo aprendido em ratos. 2005 ;[citado 2024 abr. 18 ]

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