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A mulher na publicidade automobilística (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: PERRACINI, RENATO JOSE RIBEIRO - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CRP
  • Assuntos: PROPAGANDA; PROPAGANDA (TEMAS); MULHERES; AUTOMÓVEIS
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação apresenta e resume o Estudo Exploratório, objetivando verificar a presença e evolução da imagem feminina na publicidade automobilística que atingiu o Brasil desde o surgimento do automóvel como mercadoria, em fins do século dezenove. A pesquisa identificou, localizou, examinou perto de mil peças publicitárias impressas - anúncios, cartazes, cartazetes, displays, folhetos e outros materiais publicitários - selecionando previamente aquelas em que se achava presente a imagem feminina, velada ou explícita, em texto ou ilustração, conforme os critérios da metodologia adotada. Foram compulsadas dezenas de títulos de publicações, inclusive estrangeiras, estas por representarem um forte contingente de mídia no Brasil, principalmente nos últimos anos do século dezenove e primeiros anos do século vinte, antes do surgimento do cinema, do rádio e da televisão. Da classificação e análise desse material, resultaram as peças mais representativas do objeto visado, em suas constantes e variáveis, que foram agrupadas em sete Fases, correspondentes a períodos marcantes da evolução do automóvel, da disseminação da comunicação mercado lógica e da participação feminina no contexto econômico-social das civilizações ocidentais e ocidentalizadas, particularmente no Brasil.Ao rastrear a trajetória da imagem feminina na publicidade do automóvel, este Estudo encontrou seis formas diferentes de sua utilização, desde o caráter meramentedecorativo, ainda persistente nos dias atuais, passando por representações reveladoras da maior ou menor participação feminina na vida sócio-econômica e, finalmente, quando a mulher atingiu a condição de consumidora final do produto. A evolução da imagem feminina na publicidade do automóvel, ao longo do século vinte, corresponde à própria trajetória ascensional da mulher brasileira, no rumo de sua emancipação. Com vistas ao futuro aprofundamento do tema, este Estudo Exploratório reuniu e classificou também uma extensa bibliografia, inclusive histórica, visando situar os documentos coligidos face às circunstâncias sociais, econômicas e políticas em que ocorreram, e criando condições de interpretá-los à luz de disciplinas como a antropologia, a psicologia, o marketing e as teorias da comunicação.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.04.2004

  • Como citar
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    • ABNT

      PERRACINI, Renato José Ribeiro. A mulher na publicidade automobilística. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Perracini, R. J. R. (2004). A mulher na publicidade automobilística (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Perracini RJR. A mulher na publicidade automobilística. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ]
    • Vancouver

      Perracini RJR. A mulher na publicidade automobilística. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ]

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