Festa popular em brancos e pretos: formas de fazer ver a lavagem do Senhor do Bonfim da Bahia (2004)
- Authors:
- Autor USP: AVANCINI, ATILIO JOSE - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CJE
- Subjects: FOTOJORNALISMO; LINGUAGEM FOTOGRÁFICA; FESTAS POPULARES; JORNAIS
- Language: Português
- Abstract: Este estudo é o resultado de uma reflexão sobre as relações entre comunicação visual e cultura popular brasileira feita a partir das linguagens verbal e não-verbal. Os objetivos deste relato de caso, fundamentado na Lavagem do Senhor do Bonfim da Bahia, são três: produzir um ensaio fotográfico autoral em preto e branco com imagens de cinco dessas festas (1994, 1997, 1998, 2001 e 2002); reconstituir narrativamente esta tradição cultural-religiosa de 250 anos e analisar os atos discursivos deste evento (2001 e 2002) pelos quatro grandes jornais brasileiros (Jornal do Brasil, O Globo, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo). Na reconstrução narrativa autoral da Lavagem evidencia-se a convivência entre diferentes práticas religiosas, reunindo brancos e negros e aproximando política e cultura, bem como o profano-festivo e o sagrado-místico. O dirigismo de uma certa visão política, endossado pelos discursos dos grandes jornais, vem entretanto contribuindo para homogeneizar e descaracterizar a festa.
- Imprenta:
- Data da defesa: 03.06.2004
-
ABNT
AVANCINI, Atílio. Festa popular em brancos e pretos: formas de fazer ver a lavagem do Senhor do Bonfim da Bahia. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Avancini, A. (2004). Festa popular em brancos e pretos: formas de fazer ver a lavagem do Senhor do Bonfim da Bahia (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Avancini A. Festa popular em brancos e pretos: formas de fazer ver a lavagem do Senhor do Bonfim da Bahia. 2004 ;[citado 2024 set. 19 ] -
Vancouver
Avancini A. Festa popular em brancos e pretos: formas de fazer ver a lavagem do Senhor do Bonfim da Bahia. 2004 ;[citado 2024 set. 19 ] - Fotografia seca e molhada
- Fotografias de rua - dois olhares contrastantes da São Paulo antiga
- A arte da fidelidade
- Chover no molhado
- Fotojornalismo
- Entre gueixas e samurais: fotografias e relatos de viagem
- Sua santidade, o Dalai-Lama: o sentido da vida. [Fotografia da capa]
- Dois países sob o olhar do fotógrafo-cronista Vincenzo Pastore
- Atílio Avancini
- Rastros
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas