Exportar registro bibliográfico

Aplicação do teste de atenção auditiva FC2 em crianças ouvintes normais (2004)

  • Autor:
  • Autor USP: FENIMAN, MARIZA RIBEIRO - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Assunto: AUDIOLOGIA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Proposição: Considerando que o processo de atenção tem um profundo impacto social, na família, no trabalho e no ambiente escolar quando se encontra alterado, este trabalho tem o objetivo de verificar o desempenho de 280 crianças de ambos os gêneros, sem défices de atenção, ouvintes normais, com idade entre 6 a 11 anos (média = 106,3 meses, desvio padrão de 3,8), em um teste de atenção auditiva, visando contribuir com a sua posterior aplicação na identificação de crianças com problemas atencionais auditivos. Todas as participantes apresentavam audição periférica normal bilateralmente, verificado pela realização da triagem auditiva e demonstravam função normal de orelha média avaliado pela timpanometria e nenhuma dificuldade para compreender os testes. Procedimento: 0 processo de avaliação constituiu da aplicação do teste de atenção auditiva FC 2, em fase de publicação, elaborado por Feniman, Campos e Cruz e baseado no teste ACPT (Auditory Continuous Performance Test), proposto por Keith (1994), com objetivo de avaliar a atenção auditiva do criança. Para determinar o desempenho da criança no teste FC 2, considerou-se os erros de desatenção e de impulsividade, a pontuação total e o cálculo do decréscimo de vigilância. Resultados/Conclusões: As crianças do gênero feminino e do masculino não diferiram nos erros de desatenção, impulsividade e em suas habilidades para sustentar a atenção; os erros de desatenção foram mais freqüentes que os erros deimpulsividade para ambos os gêneros e em todos as idades avaliadas; as crianças menores demonstraram maior número de erros de desatenção e de impulsividade do que as de maior idade; a pontuação total (erros de desatenção combinados com erros de impulsividade) não diferiu entre os gêneros, porém atingiu escores mais elevados nas crianças mais jovens, declinando para as de maior idade; os escores de FC 2 foram altamente correlacionados com a idade do indivíduo, )com crianças mais jovens executando significantemente pior no medida que as mais velhas; a habilidade para sustentar atenção deteriorou com o tempo da tarefa para todo o grupo amostrado; o decréscimo de vigilância ocorreu para as crianças de todas as idades, sendo mais evidente para as de idades menores e, a pontuação total no teste de atenção auditiva para as crianças brasileiras atingiram escores mais elevados que as americanas, exceto para a faixa etária de 11 anos
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.11.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      FENIMAN, Mariza Ribeiro. Aplicação do teste de atenção auditiva FC2 em crianças ouvintes normais. 2004. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2004. . Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Feniman, M. R. (2004). Aplicação do teste de atenção auditiva FC2 em crianças ouvintes normais (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, Bauru.
    • NLM

      Feniman MR. Aplicação do teste de atenção auditiva FC2 em crianças ouvintes normais. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ]
    • Vancouver

      Feniman MR. Aplicação do teste de atenção auditiva FC2 em crianças ouvintes normais. 2004 ;[citado 2024 abr. 19 ]


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024