Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de Leitura (2004)
- Autores:
- Autor USP: CAPOVILLA, FERNANDO CESAR - IP
- Unidade: IP
- DOI: 10.1590/s1413-73722004000300013
- Assuntos: LEITURA; ESCRITA; COGNIÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Para buscar identificar habilidades cognitivas mais freqüentemente prejudicadas nas dificuldades de leitura, 90 crianças de pré-escola e 1a Série foram avaliadas em leitura, escrita, consciência fonológica, memória fonológica, vocabulário, aritmética, processamento visual e seqüenciamento. Comparando as habilidades de bons e maus leitores (acima e abaixo de 1 desvio-padrão em relação à média, respectivamente), observou-se que bons leitores foram significativamente superiores em escrita, consciência fonológica, vocabulário, memória fonológica e memória visual. Resultados sugerem uma relação funcional e forte entre processamento fonológico e leitura: funcional e moderada entre processamento seqüencial, aritmética e leitura: e fraca e correlacional entre processamento visual e leitura
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Psicologia em Estudo
- ISSN: 1807-0329
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 9, n. 3, p. 449-458, 2004
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
CAPOVILLA, Alessandra Goyuzo Seabra e CAPOVILLA, Fernando César e SUITER, Ingrid. Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de Leitura. Psicologia em Estudo, v. 9, n. 3, p. 449-458, 2004Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1413-73722004000300013. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Capovilla, A. G. S., Capovilla, F. C., & Suiter, I. (2004). Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de Leitura. Psicologia em Estudo, 9( 3), 449-458. doi:10.1590/s1413-73722004000300013 -
NLM
Capovilla AGS, Capovilla FC, Suiter I. Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de Leitura [Internet]. Psicologia em Estudo. 2004 ; 9( 3): 449-458.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722004000300013 -
Vancouver
Capovilla AGS, Capovilla FC, Suiter I. Processamento cognitivo em crianças com e sem dificuldades de Leitura [Internet]. Psicologia em Estudo. 2004 ; 9( 3): 449-458.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s1413-73722004000300013 - Cartilha de libras em medicina e saúde
- Metalexicografia comparativa em seis dicionários de línguas de sinais de diferentes eras: análise preliminar
- Português e libras: processamento cognitivo via ouvido, olho e mão
- Normatização de nomeação de 2.300 figuras do dicionário de Libras com 11.700 alunos de cinco níveis (Maternal, Infantil, Fundamental Ciclo 1 e Ciclo 2, e Superior para avaliação e intervenção
- Visemas e quiremas e outros bípedes implunes: revisão etimológica da taxonomia da linguagem em surdez - por que e como fazer
- Neuropsicologia e aprendizagem: uma abordagem multidisciplinar
- Cartilha de libras em medicina e saúde
- Prova de aritmétrica
- Prova de escrita sob ditado: (versão reduzida)
- Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: a libras em suas mãos
Informações sobre o DOI: 10.1590/s1413-73722004000300013 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas