Mercado e comercialização de produtos orgânicos (2004)
- Authors:
- Autor USP: MELO, PAULO CESAR TAVARES DE - ESALQ
- Unidade: ESALQ
- Assunto: AGRICULTURA ORGÂNICA
- Language: Português
- Abstract: Avaliar o padrão de comercialização dos produtores orgânicos, indicar caminhos mais profícuos de comercialização, identificar quais as vantagens e desvantagens dos mesmos, qual a margem de lucro dos mesmos. Material e/ou métodos: O projeto foi baseado em uma ampla revisão bibliográfica a qual procurou englobar todos os aspectos, positivos e negativos, dos canais de comercialização. Resultados: A principal razão para o consumo é a saúde pessoal. Parte dos consumidores aceita pagar até 30% a mais pelo produto. Falta regularidade e diversidade da oferta. Os produtos são comercializados através da venda direta, em feiras, cestas em domicílio, lojas especializadas; no varejo, com pequenos supermercados; e no atacado, pelos grandes hipermercados. Estes são responsáveis por 90% da comercialização dos produtos no país, porém, ao atuarem como intermediários, acrescentam grandes margens de lucro sobre os produtos. Conclusões: Os consumidores não conhecem os princípios da agricultura orgânica, devido à ausência de políticas públicas nesse sentido; os produtores não conseguem créditos diferenciados para a produção desses produtos, além disso, não possuem estratégias de venda e não encontram assistência técnica capacitada para trabalhar com manejo orgânico. E, fechando este ciclo, está grande parte das instituições de nível superior, paradas no tempo por ainda não terem englobado este novo paradigma de agricultura
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Agropecuária; resumos
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo
-
ABNT
ARAÚJO, J. C. de e MIRANDA, S. H. G. de e MELO, Paulo Cesar Tavares de. Mercado e comercialização de produtos orgânicos. 2004, Anais.. São Paulo: USP, 2004. . Acesso em: 26 set. 2024. -
APA
Araújo, J. C. de, Miranda, S. H. G. de, & Melo, P. C. T. de. (2004). Mercado e comercialização de produtos orgânicos. In Agropecuária; resumos. São Paulo: USP. -
NLM
Araújo JC de, Miranda SHG de, Melo PCT de. Mercado e comercialização de produtos orgânicos. Agropecuária; resumos. 2004 ;[citado 2024 set. 26 ] -
Vancouver
Araújo JC de, Miranda SHG de, Melo PCT de. Mercado e comercialização de produtos orgânicos. Agropecuária; resumos. 2004 ;[citado 2024 set. 26 ] - Panorama da cadeia produtiva de hortaliças no Brasil [palestra]
- Distúrbios fisiológicos
- Elaboração de guia informativo e ilustrado para consumidores e manipuladores de hortaliças
- Proposta para uniformizar a nomenclatura botânica para as cultivares de melão em uso no Brasil
- Produção de sementes de tomate
- Selecao massal estratificada em duas populacoes de cebola (allium cepa l.) Baia periforme no vale do submedio sao francisco
- Heterosis and combining ability of dual-purpose tomato hybrids developed to meet family farmers' needs in Brazil and Mozambique
- Estimativa de ganho genético para porcentagem de bulbos comerciais em população de cebola de verão
- Quantificação do número e massa de tubérculos de Solanum tuberosum L. cv. Atlantic, após diferentes culturas em sucessão
- Biomassa da parte aérea de Solanum tuberosum L. cv. Atlantic em diferentes coberturas e dosagens de fósforo
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas