Margens de comercialização no mercado de álcool hidratado (2004)
- Authors:
- Autor USP: BACCHI, MIRIAN RUMENOS PIEDADE - ESALQ
- Unidade: ESALQ
- Assunto: ETANOL (ASPECTOS ECONÔMICOS)
- Language: Português
- Abstract: O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento das margens de comercialização no mercado de álcool hidratado combustível do Estado de São Paulo. O setor sucroalcooleiro tem fundamental importância na economia nacional, movimentando, atualmente, cerca de R$36 bilhões por ano, com faturamentos diretos e indiretos que correspondem a aproximadamente 3,5% do PIB. O Brasil destaca-se como maior exportador mundial de açúcar. A representatividade do álcool na pauta das exportações brasileiras ainda é pequena, mas existe grande potencial para o crescimento. O álcool hidratado movimenta um número considerável de carros no Brasil, e o carro flexível, lançado recentemente, deve incrementar de forma significativa o mercado desse produto. Material e Método: Fez-se uso de uma série de preços do produto em diferentes níveis de mercado, a partir dos quais tornou-se possível uma caracterização do comportamento das margens nos últimos quatro anos (julho de 2001 a abril de 2004). As séries de preços utilizadas são as da Agência Nacional do Petróleo, no caso do varejo e distribuidora, e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada-CEPEA/ESALQ/USP, no caso do preço ao produtor. Resultados: Verificou-se uma tendência das margens serem menores quando o preço ao produtor é maior e uma tendência de elevação das margens quando o preço ao produtor é menor. Conclusões: O preço do álcool hidratado combustível no varejo apresenta uma maior estabilidade que no segmento produtor
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Agropecuária; resumos
- Conference titles: Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo
-
ABNT
GARCIA, M. A. L. e GARZELLA, T. C. e BACCHI, Mirian Rumenos Piedade. Margens de comercialização no mercado de álcool hidratado. 2004, Anais.. São Paulo: USP, 2004. . Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Garcia, M. A. L., Garzella, T. C., & Bacchi, M. R. P. (2004). Margens de comercialização no mercado de álcool hidratado. In Agropecuária; resumos. São Paulo: USP. -
NLM
Garcia MAL, Garzella TC, Bacchi MRP. Margens de comercialização no mercado de álcool hidratado. Agropecuária; resumos. 2004 ;[citado 2024 set. 18 ] -
Vancouver
Garcia MAL, Garzella TC, Bacchi MRP. Margens de comercialização no mercado de álcool hidratado. Agropecuária; resumos. 2004 ;[citado 2024 set. 18 ] - Mercado futuro de álcool anidro: potencial da BM&F e CBOT para redução de risco de preço
- O Emprego da análise benefício-custo na avaliação de rsco de pragas
- Relações entre preços do mercado interno e internacional da soja
- Demanda de carne bovina no mercado brasileiro
- Transmissão de preços entre produtos da agroindústria canavieira do Estado de São Paulo
- Influência da escolaridade na produção e na renda dos produtores de leite nos Estados de São Paulo e Paraná
- Causalidade e transmissão de preços entre os mercados interno e internacional de soja em grão
- A variabilidade dos preços do açúcar e do álcool em São Paulo
- Relação entre preços dos mercados doméstico e internacional de açúcar
- Transmissão de preços no mercado de açúcar e álcool entre as regiões Centro-Sul e Norte-Nordeste
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas