Exportar registro bibliográfico

Mapeamento geotécnico da Grande João Pessoa-PB (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: TUMA, LANUSSE SALIM ROCHA - EP
  • Unidade: EP
  • Sigla do Departamento: PMI
  • Assuntos: GEOTECNIA; SENSORIAMENTO REMOTO
  • Idioma: Português
  • Resumo: Neste trabalho foi desenvolvido um mapeamento geotécnico abrangendo a região da Grande João Pessoa situada na porção leste do Estado da Paraíba, cobrindo uma área de aproximadamente 1035 km2, envolvendo os municípios de Bayeux, Cabedelo, João Pessoa e Santa Rita. Esta região atravessa um estágio de desenvolvimento urbano crescente, em compensação, já é possível observar significavas implicações ambientais decorrentes da falta de planejamento urbano sustentado e de uso e ocupação adequada do meio físico, além do mais a área de trabalho apresentava carência de investigações geológico-geotécnicas mais detalhadas direcionadas a engenheiros, planejadores e demais usuários públicos e particulares. O mapeamento geotécnico é uma técnica de representação gráfica da avaliação e análise do meio físico, voltado a equacionar os problemas técnicos relacionados com a gestão racional do meio ambiente, ordenamento dos espaços territoriais e projetos de engenharia civil em geral. A partir da análise dos atributos mais importantes para a caracterização das limitações e potencialidades do meio físico, foi possível elaborar um conjunto de documentos cartográficos temáticos na escala 1:50.000. Os mapas e cartas geotécnicos foram preparados de acordo com a diretriz metodológica do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo). A sistemática adotada baseou-se também em levantamento de informações existentes, análises de fotografias aéreas,trabalhos de campo, coleta de amostras e ensaios laboratoriais. Entre as unidades litoestratigráficas mapeadas têm-se os calcários calcíticos e dolomíticos da Formação Gramame, as intercalações de siltitos, arenitos e cascalhos do Grupo Barreiras e os sedimentos arenosos e argilosos de deposição recente. ) Os materiais inconsolidados foram divididos em seis grupos de acordo com a classificação genética: solos residuais da Formação Gramame e do Grupo Barreiras, e os solos retrabalhados aluvionares, coluvionares, de praia e mangue. A morfologia da região é caracterizada por superfícies planas a levemente onduladas, com declividades em média entre 2 a 5% e medidas altimétricas predominantes abaixo de 10 metros. Os processos erosivos atuam com variação de intensidade alta a média na direção do litoral para o interior pela atuação da dinâmica fluvial e marinha. Foi evidenciado que algumas aglomerações urbanas estão situadas em áreas potenciais de risco para movimentos de massa. A área possui natural vocação para materiais de construção, mas a prática da atividade ilegal da mineração vem contribuindo para a degradação ambiental nessa região
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 24.09.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      TUMA, Lanusse Salim Rocha. Mapeamento geotécnico da Grande João Pessoa-PB. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 25 set. 2024.
    • APA

      Tuma, L. S. R. (2004). Mapeamento geotécnico da Grande João Pessoa-PB (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Tuma LSR. Mapeamento geotécnico da Grande João Pessoa-PB. 2004 ;[citado 2024 set. 25 ]
    • Vancouver

      Tuma LSR. Mapeamento geotécnico da Grande João Pessoa-PB. 2004 ;[citado 2024 set. 25 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024