Fundamentos éticos de um pragmatismo político organizacional à instituição escolar (2004)
- Autores:
- Autor USP: RAMOS, LUIZ FELLIPPE MATTA - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: ÉTICA; PRAGMATISMO; DEMOCRACIA; ESCOLA NOVA
- Idioma: Português
- Resumo: Trata o presente estudo de uma pesquisa de natureza teórica, sob fundamentação ético-filosófica, em que se discute a contribuição do pragmatismo de John Dewey para a organização, funcionamento e dinamização do cotidiano escolar brasileiro por meio dos seus agentes: pais, professores, funcionários e sociedade. O trabalho aponta para a relevância que estes agentes envolvidos possuem: uma identidade e um papel ético a serem desempenhados no cotidiano da vivência escolar, evitando-se qualquer separação entre teoria e prática educacional. A pesquisa parte da compreensão e justificativa dos princípios históricos da Escola Tradicional, para o aprofundamento de questões apresentadas a partir do Instrumentalismo de Dewey com os seus desdobramentos no movimento da Escola Nova, especialmente em Anísio Teixeira. Com isso, busca-se a definição dos papéis destes agentes no que se refere aos seus direitos, princípios e deveres na condução da instituição escolar como local e vivência privilegiados para o exercício de uma democracia madura e responsável
- Imprenta:
- Data da defesa: 30.09.2004
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ABNT
RAMOS, Luiz Fellippe Matta. Fundamentos éticos de um pragmatismo político organizacional à instituição escolar. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Ramos, L. F. M. (2004). Fundamentos éticos de um pragmatismo político organizacional à instituição escolar (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Ramos LFM. Fundamentos éticos de um pragmatismo político organizacional à instituição escolar. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Ramos LFM. Fundamentos éticos de um pragmatismo político organizacional à instituição escolar. 2004 ;[citado 2024 abr. 23 ]
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