Exportar registro bibliográfico

Livro didático de português: entre as concepções de ensino, os trilhos da lei e as sendas do texto (2004)

  • Autores:
  • Autor USP: LAURIA, MARIA PAULA PARISI - FE
  • Unidade: FE
  • Assuntos: LIVRO DIDÁTICO (HISTÓRIA); LÍNGUA PORTUGUESA (ESTUDO E ENSINO); HISTORIA DA EDUCAÇÃO
  • Idioma: Português
  • Resumo: O levantamento documental está na base desta pesquisa que buscou averiguar as relações entre coleções didáticas de português publicadas no período 1940-2000 e disposições oficiais em torno da educação brasileira, em especial aquelas voltadas ao ensino de língua portuguesa e às políticas públicas para o livro didático. Circunscrito a obras destinadas à segunda metade do Ensino Fundamental, o campo de averiguações se voltou sobretudo para uma amostragem de textos significativos nas diferentes obras selecionadas, analisando a progressão de procedimentos utilizados por autores e editoras no tratamento do texto. Para tanto, optou-se por localizar os dispositivos legais em suas respectivas décadas, de modo a destacar, também nesse período temporal, as concepções de ensino de língua predominantes bem como as obras didáticas de maior visibilidade. Ainda que se tenha verificado um forte vínculo entre diferentes concepções de ensino de língua, disposições oficiais e trabalho com o texto proposto no livro didático, observou-se também a convivência - em um mesmo período de análise - de obras que se referenciaram em diferentes linhagens no ensino de língua, seja privilegiando a tradição gramatical normativa, seja agregando valor à leitura pelos conhecimentos lingüísticos. Tal quadro sugere o quão complexas são as apropriações, pelos livros didáticos, de propostas para o ensino de língua e dão idéia da dupla face desse impresso: por um lado, poderoso mecanismo de conservação;por outro, amplificador de concepções de ensino de língua que poderão chegar ao professor médio por meio dele
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 14.09.2004

  • Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      LAURIA, Maria Paula Parisi. Livro didático de português: entre as concepções de ensino, os trilhos da lei e as sendas do texto. 2004. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Lauria, M. P. P. (2004). Livro didático de português: entre as concepções de ensino, os trilhos da lei e as sendas do texto (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
    • NLM

      Lauria MPP. Livro didático de português: entre as concepções de ensino, os trilhos da lei e as sendas do texto. 2004 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Lauria MPP. Livro didático de português: entre as concepções de ensino, os trilhos da lei e as sendas do texto. 2004 ;[citado 2024 abr. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024