Teatro-educação no Brasil: uma contribuição historiográfica (2004)
- Autores:
- Autor USP: MARTINS, FABIO NOGUEIRA DE MATOS - FE
- Unidade: FE
- Assuntos: CULTURA POPULAR; HISTÓRIA DO TEATRO; TEATRO (EDUCAÇÃO); IDADE MÉDIA (EDUCAÇÃO); HISTORIOGRAFIA (EDUCAÇÃO)
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo do presente trabalho é identificar e elucidar momentos importantes na história ocidental e brasileira em que o teatro e o ensino se enredam em compromissos mútuos. A hipótese principal sustenta que o teatro, ao perpetuar-se como arte, assumiu formas de ensino diferenciadas na história, ora por meio de transmissões espontâneas, ora servindo como recurso instrumental para cumprir as demandas do ensino, mas que só recentemente se vêm lançando as bases teóricas e institucionais para que essa relação (entre teatro e ensino) possa encontrar seu lugar no campo da educação. O enfoque principal é posto sobre a história recente, últimas décadas do século XX, quando alguns educadores assumiram o compromisso de lançar as bases de uma disciplina específica de ensino de teatro para o ensino básico, chamada "teatro-educação" e, ao mesmo tempo, constituir um campo de reflexão acadêmica sobre o ensino de teatro. O trabalho traz uma contribuição historiográfica através de sínteses bibliográficas e das análises de entrevistas com educadores da área
- Imprenta:
- Data da defesa: 14.09.2004
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ABNT
MARTINS, Fábio Nogueira de Matos. Teatro-educação no Brasil: uma contribuição historiográfica. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. . Acesso em: 10 maio 2024. -
APA
Martins, F. N. de M. (2004). Teatro-educação no Brasil: uma contribuição historiográfica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. -
NLM
Martins FN de M. Teatro-educação no Brasil: uma contribuição historiográfica. 2004 ;[citado 2024 maio 10 ] -
Vancouver
Martins FN de M. Teatro-educação no Brasil: uma contribuição historiográfica. 2004 ;[citado 2024 maio 10 ]
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